Um simples microrganismo está desempenhando um importante papel no combate à fome e à poluição do ar. Trata-se de um corante alimentar que poderá um dia
Um simples microrganismo está desempenhando um importante papel no combate à fome e à poluição do ar. Trata-se de um corante alimentar que poderá um dia produzir o oxigênio que os astronautas respirarão no espaço. Este organismo milagroso é uma alga azul-esverdeada chamada Spirulina, que vive em alguns lagos da África e da América.
O que é a Spirulina?
Um grupo ecológico suíço foi quem chamou a atenção para a Spirulina, alimento que pode ter sido consumida pelos antigos astecas no México. Este grupo denomina-se Flamingo Verde, um nome inspirado no fato de os flamingos selvagens extraírem o pigmento betacaroteno que os torna cor-de-rosa a partir da Spirulina que ingerem.
O Flamingo Verde desenvolveu um sistema para cultivar a Spirulina em tinas de água ligeiramente salgada, alimentando-a com subprodutos de biodigestores, que produzem gás metano a partir de lixo orgânico.
Os biodigestores são uma importante fonte de energia na China e em alguns países do Terceiro Mundo. Porém, costumam causar problemas ambientais. A grande quantidade de dióxido de carbono que sintetizam contribui para o efeito estufa, perigo potencial de superaquecimento gradual do nosso meio ambiente. No entanto, a Spirulina consome grandes quantidades de dióxido de carbono. E, por conseguinte, é a cultura ideal para ser desenvolvida ao lado de um gerador de biogás.
A Spirulina é também usada em Israel para purificar águas poluídas. Os cientistas esperam que possa um dia ser cultivada em naves espaciais e submarinos.
Alimento rico para humanos
Esta alga é também um excelente alimento para peixes e para o homem. Contém grande quantidade de proteínas, ácidos graxos essenciais, vitaminas A e B e pequena quantidade de gordura saturada.
Como se trata de um organismo primitivo, é de fácil digestão. Assim, já foi responsável pela recuperação de crianças que não conseguiam digerir outros alimentos. A dieta que torna os flamingos rosados pode ajudar a acabar com a fome do mundo.