Mistério da novela 'Tieta' gera curiosidade na audiência e é motivo de dúvidas na internet.
A novela Tieta se consagrou como um dos maiores sucessos da teledramaturgia brasileira. Exibida originalmente em 1989, a trama está sendo reprisada no ‘Vale a Pena Ver de Novo’ durante as tardes e os espectadores estão envolvidos por um dos maiores mistérios da trama: quem é o herdeiro do Mangue Seco.
Quem é o herdeiro do Mangue Seco em ‘Tieta’
O ‘Mangue Seco’ é o vilarejo onde se passa a trama de ‘Tieta’. A vila está situada no extremo norte da Bahia e foi nomeada devido a ação das dunas de areia sob o manguezal, que acabou secando. O local se trata de uma localidade verdadeira e é um ponto turístico badalado, especialmente entre os fãs da novela.
Os verdadeiros herdeiros do ‘Mangue Seco’ são Tonha e seus irmãos. Na trama da novela, Tonha e seu irmão descobrem que eles são os verdadeiros proprietários de Mangue Seco. Essa revelação é feita por Marcolino, que informa a Tieta que as terras pertencem à família Antunes, embora sejam desconhecidos por todos na região.
Tonha, segunda esposa de Zé Esteves e mãe de Elisa, forma uma amizade inesperada com Tieta, o que gera atritos com sua outra enteada, Perpétua. O destino de Tonha passa por uma grande transformação. Após a morte de seu marido, ela vai para São Paulo e retorna completamente renovada. Sua antiga simplicidade dá lugar a uma imagem marcante, com roupas ousadas, cabelos soltos e um estilo cheio de confiança.
Relembre a trama de ‘Tieta’
A história da novela é inspirada no livro ‘Tieta do Agreste’ de Jorge Amado e acompanha a vida de Tieta, uma mulher ousada para os padrões conservadores de Santana do Agreste, uma pequena cidade fictícia no Nordeste do Brasil.
Tieta (Claudia Ohana) é uma jovem destemida que desafia as convenções de sua comunidade com seu comportamento livre. Entretanto, sua atitude progressista não é bem-vista por seu pai, Zé Esteves (Sebastião Vasconcelos), que, influenciado pelas fofocas e provocações de sua filha mais velha, Perpétua (Adriana Canabrava), decide expulsá-la de casa.
Humilhada, Tieta deixa a cidade rumo a São Paulo, onde refaz sua vida. Após 25 anos, ela retorna triunfante a Santana do Agreste, com riqueza, charme e um plano bem traçado: ajustar as contas com aqueles que a desprezaram no passado.