Tendência de transformar fotos em desenhos no estilo do Studio Ghibli divide opiniões nas redes sociais.
O Studio Ghibli conquistou o mundo inteiro com suas animações infantis de narrativas cativantes e reflexivas e com traços encantadores. Sua popularidade vem de muitos anos, desde 'Meu Amigo Totoro', de 1988, a 'A Viagem de Chihiro', lançado em 2001. No entanto, o estúdio de Hayao Miyazaki tomou conta da internet nos últimos dias por outro motivo: as pessoas estão usando ferramentas de inteligência artificial para transformar fotos em desenhos com o estilo característico do Studio Ghibli.
Há muitas ferramentas de IA disponíveis hoje em dia que podem ajudar você a entrar na trend, mas há uma em especial que é gratuita e de fácil acesso. Trata-se do aplicativo de edição de vídeos CapCut.
Você também pode se interessar:
Como usar o CapCut na trend do Studio Ghibli
O CapCut pode ser usado para editar fotos no estilo do Studio Ghibli. Para isso, após baixar o aplicativo e fazer login, você deve pesquisar por 'Studio Ghibli Efeito'. Depois, selecione uma opção de filtro e toque em 'Usar Modelo'.
Agora é só selecionar a foto que você deseja transformar, pressionar 'Avançar' e então 'Exportar'. Por fim, basta clicar em 'Salvar no dispositivo'.
Miyazaki critica o uso de IA na arte
Embora tenha ficado muito popular, Hayao Miyazaki demonstrou ser contra o uso de inteligência artificial na arte em 2016, bem antes de ferramentas como o ChatGPT, Gemini e Meta AI.
"Estou completamente enojado. Se você realmente quer fazer coisas assustadoras, pode ir em frente e fazer. Eu nunca desejaria incorporar essa tecnologia ao meu trabalho. Eu sinto fortemente que isso é um insulto à própria vida."
Assim, a tendência tem sido alvo de muitas críticas, especialmente por utilizar a obra de Miyazaki como referência. A cargo de exemplo, 'Ponyo: Uma Amizade que Veio do Mar' foi animada inteiramente à mão. Além disso, a trend levanta debates sobre a proteção de direitos autorais.
Alguns artistas que utilizaram as redes sociais para se posicionar recomendam apenas o uso das obras do Studio Ghibli como inspiração. Dessa forma, as pessoas fariam desenhos ou pinturas inspiradas nos filmes, mas sem o uso da IA.