Produção estrelada por Marina Ruy Barbosa mistura fatos e ficção para contar as histórias mais polêmicas do “presídio dos famosos”.
A nova produção do Prime Video, Tremembé, mal estreou e já se tornou um dos assuntos mais comentados da semana. Com Marina Ruy Barbosa no papel de Suzane von Richthofen, a série mostra como é a vida dos criminosos no presídio que ficou conhecido como o “presídio dos famosos”.
Com uma trama que mistura fatos reais e ficção, a série mostra os bastidores da prisão que foi a "casa" de alguns dos criminosos mais conhecidos do Brasil e levanta a curiosidade do público: afinal, o que é verdade e o que foi inventado?
A série é baseada em fatos reais?
A história de Tremembé é inspirada em dois livros-reportagens do jornalista Ullisses Campbell: Suzane: Assassina e Manipuladora (2020) e Elize Matsunaga: A Mulher que Esquartejou o Marido (2021). As obras são fruto de anos de investigação e entrevistas conduzidas pelo autor dentro e fora do presídio de Tremembé, no interior de São Paulo.
Campbell reforça que “as coisas mais absurdas que estão na série aconteceram de verdade”, e explica que o roteiro passou por um rigoroso crivo jurídico antes de ser aprovado pela Prime Video e pela produtora.
Na série, Suzane é transferida para Tremembé após uma rebelião colocar sua vida em risco na Penitenciária Feminina de Ribeirão Preto. Lá, ela cruza o caminho de Elize Matsunaga (Carol Garcia) e Anna Carolina Jatobá (Bianca Comparato), além de se envolver com Sandrão (Letícia Rodrigues) — uma das presas mais respeitada do presídio.
A história também mostra detentos da ala masculina, como Daniel e Cristian Cravinhos (Felipe Simas e Kelner Macêdo), Alexandre Nardoni (Lucas Oradovschi) e Roger Abdelmassih (Anselmo Vasconcelos), figuras reais que ganharam nova dimensão dentro da trama.
Segundo a diretora-geral Vera Egito, que também assina o roteiro, os eventos mostrados são baseados em fatos reais, mas organizados de forma dramática. Egito reforça que quase tudo que parece ficção aconteceu de verdade e o que muda é a forma como as histórias foram conectadas e dramatizadas para a série
“Existiu o triângulo amoroso entre Suzane, Sandrão e Elize; existiu o romance entre Duda e Cristian; existiu o Roger tentando burlar a Justiça fingindo estar doente. Mas a ficção entra para organizar tudo isso em uma linha narrativa coerente”, explica a diretora.
Quem está no elenco?
Além de Marina Ruy Barbosa no papel principal, a série conta com um elenco de peso: Bianca Comparato, Carol Garcia, Felipe Simas, Kelner Macêdo, Letícia Rodrigues e Anselmo Vasconcelos dão vida aos personagens reais. Além da excelente caracterização do elenco, a produção ainda recria momentos marcantes dos casos que chocaram o país, com uma direção de arte e ambientação fiel ao presídio conhecido por abrigar nomes que dominaram as manchetes das páginas policiais nos últimos 20 anos.
Quantos episódios tem Tremembé?
A série foi lançada nesta sexta-feira (31) e já está com todos os episódios disponíveis na Prime Video. A primeira temporada tem cinco episódios, somando aproximadamente 4 horas e 13 minutos de duração. Até o momento, o streaming não confirmou uma segunda temporada.
Episódios:
-
Confia em mim — 47 min
-
Até que a morte nos separe — 59 min
-
Assassinas na TV — 51 min
-
Acerto de contas — 48 min
-
Justiça seja feita — 48 min
Vale a pena assistir Tremembé?
Tremembé combina o ritmo de um drama policial com o impacto de histórias reais que o público brasileiro conhece bem. A mistura entre realidade e ficção desperta o fascínio — e o desconforto — de revisitar crimes que marcaram o país sob uma nova lente. Para quem gosta de produções inspiradas em casos reais essa série é um prato cheio.