A novela Tieta é um clássico da televisão brasileira e o final da obra cria curiosidade nos telespectadores
Tieta está sendo reprisada no quadro Vale a Pena Ver de Novo, nas tardes da Globo. A novela Tieta, transmitida na Globo de 1989 a 1990, foi escrita por Aguinaldo Silva, Ricardo Linhares e Ana Maria Moretzsohn, inspirada no livro Tieta do Agreste, de Jorge Amado, e contou com a direção geral de Paulo Ubiratan.
Durante a trama, ela se envolve com Ricardo (Cássio Gabus Mendes) e depois com Osnar (José Mayer), mas não se compromete com nenhum dos dois. Ela permanece independente e deixa Santana do Agreste ao final. Tieta (Betty Faria) acaba sozinha.
Os dois homens que disputam o coração da "cabrita" acabam encontrando seus próprios amores. Ricardo se casa com Imaculada (Luciana Braga), enquanto Osnar conquista Carol (Luiza Tomé). Além deles, Ascânio (Reginaldo Faria) e Leonora (Lídia Brondi) também formam um casal. O secretário da prefeitura aceita o passado da jovem e perdoa as mentiras dela, ao descobrir que ela havia sido prostituta e se envolvido com um traficante.
O final da trama para diversos personagens
Carmosina (Arlete Salles) ficará desapontada ao descobrir que seu grande amor, Gladstone (Paulo José), foi contratado por Tieta para desvirginá-la. Ao final, a mulher dá à luz uma filha, o que suaviza seu coração e a leva a perdoar o forasteiro, retomando o romance com ele.
Após se tornar viúva, Tonha (Yoná Magalhães) decide transformar seu visual e se envolver com Arturzinho (Marcos Paulo). No entanto, o vilão acaba morrendo perto do desfecho da história. Assim, o final da personagem será ao lado de Rosalvo (Paulo César Grande), um dos trabalhadores da fazenda.
Após matar seu próprio filho, o Coronel Artur da Tapitanga (Ary Fontoura) consegue fugir da justiça com a ajuda de sua empregada, Filó (Cristina Galvão). Porém, ela faz uma exigência: casar-se com o patrão, assumindo o comando da fazenda e impondo sua autoridade, colocando o vilão nos eixos.
Modesto Pires (Armando Bógus) seguirá casado com Aída (Bete Mendes), mas levará outra amante para Mangue Seco. A personagem aparece no capítulo final, interpretada por Isadora Ribeiro, em uma participação especial.
O Comandante Dário (Flávio Galvão) deixa a cidade acompanhado de Laura (Cláudia Alencar) e Silvana (Cláudia Magno). No desfecho, ele envia notícias e revela que as duas ficaram grávidas dele.
As beatas também terão finais positivos. Amorzinho (Lília Cabral) começa um romance com Amintas (Roberto Bonfim), mas sem grandes compromissos. Por sua vez, Cinira (Rosane Gofman) se casa com Jairo (Elias Gleizer). Enquanto isso, Chalita (Renato Consorte) se une a Doroti (Tereza Cristina) em matrimônio.
Outros casais encontrarão a felicidade. Elisa (Tássia Camargo) e Timóteo (Paulo Betti) resgatam a chama da paixão que existia no passado, assim como Marcolino Pitombo (Otávio Augusto) e Juracy (Ana Lúcia Torre), que se entregam a momentos de prazer na cama redonda que antes pertencia à “teúda e manteúda” Carol.