O bastidor de "Tieta" contou com momentos de inimizades e tensões
Luana Viard | 18 de Novembro de 2024 às 13:15
A Globo confirmou a reapresentação de uma de suas novelas mais icônica, "Tieta", que retornará ao ar no Vale a Pena Ver de Novo a partir de 2 de dezembro. A novela vai substituir "Alma Gêmea" que termina no fim de novembro.
Logo após o anúncio, os fãs nas redes sociais celebraram a novidade, levando o nome da novela aos assuntos mais comentados nas redes sociais. Confira algumas curiosidades que marcaram os bastidores dessa produção que fez sucesso nas telinhas.
A novela, com um elenco de peso, reuniu grandes nomes como Betty Faria, Joana Fomm, José Mayer, Ary Fontoura, Sebastião Vasconcellos, Reginaldo Faria, entre outros talentos.
Inspirada na obra de Jorge Amado, a história foi adaptada para a TV por Aguinaldo Silva, Ricardo Linhares e Ana Maria Moretzsohn. A telenovela, que vai ser reexibida no Vale a Pena Ver de Novo a partir de dezembro, foi ao ar pela primeira vez em 14 de agosto de 1989 e teve 197 capítulos, encerrando sua exibição em 30 de março de 1990.
Chegou a hora de relembrarmos algumas das curiosidades que aconteceram nos bastidores da produção dessa obra da teledramaturgia brasileira.
O sucesso de Tieta esconde a pressa com que a produção foi realizada após uma decisão inesperada da Globo. Na época, Barriga de Aluguel (1990), de Gloria Perez, estava programada para substituir O Salvador da Pátria (1989) no horário das oito.
Porém, José Bonifácio de Oliveira Sobrinho, o Boni, então vice-presidente de operações da Globo, resolveu realocar Barriga de Aluguel para a faixa das 18h e posicionar Tieta no horário nobre. Um dos diretores, Reynaldo Boury (1932-2022), revelou ao site Memória Globo que a produção começou apenas 40 dias antes do lançamento.
A novela foi lançada em 1989, porém um filme baseado no mesmo livro que deu origem à novela foi lançado no ano de 1996 com Sônia Braga interpretando a personagem principal. A decisão de escolher outra atriz para o filme criou um desentendimento entre as artistas, algo que a própria Sônia Braga revelou ao Estadão na época.
"Os direitos para cinema já haviam sido prometidos a mim. Eu havia ligado para o Jorge e pedido para comprar os direitos antes de a novela ser pensada", revelou Sônia durante entrevsta ao Estadão.
Em outra ocasião, Betty Faria revelou não ter amizade com Sônia durante revista Época. "Muito pelo contrário, ela não pediu licença para ser Tieta no cinema e isso foi péssimo. Eu fazia turnê na época, e, a cada cidade que chegava, as pessoas comentavam que ficaram indignadas", disse a atriz.
As cenas finais de Tieta foram filmadas em Natal, no Rio Grande do Norte que é um ótimo destino para o verão. Em apenas dois dias e reuniram parte do elenco, que enfrentou temperaturas intensas, chegando aos 38 graus, típicas do início do outono.
O calor era tão forte que, durante as gravações feitas exclusivamente ao ar livre, foram consumidos cerca de 2.000 copos de água mineral. Além disso, tanto os atores quanto a equipe técnica se refrescaram mergulhando em uma lagoa, conforme relatou o jornal O Globo no domingo anterior ao episódio final.
Vale Tudo': veja os atores e atrizes cotados para remake da novela
Relembre os 3 melhores remakes de novelas para assistir no Globoplay
Qual a diferença entre dorama e novela? Desvende esse mistério
Galã de "Mulheres Apaixonadas" revela motivo de ter se afastado das novelas
Helena Ranaldi: por onde anda a atriz que está há 9 anos longe das novelas?
Vai na Fé: Lui e Lumiar tomam decisão que mudará o rumo da trama