Quem é Liniker? Cantora ganhou prêmio de melhor álbum do ano no Prêmio Multishow

Liniker pode ser considerada uma das artistas mais importantes da atualidade após lançamento do álbum Caju, que deve marcar uma geração

Luana Viard | 5 de Dezembro de 2024 às 16:16

Além de cantora, Liniker é artista visual, atriz e compositora, sendo fonte de inspiração para muitos brasileiros. - Reprodução / Instagram

Liniker é uma cantora e compositora brasileira que se estabeleceu como uma das figuras mais relevantes da música contemporânea. Nascida em Araraquara, São Paulo, Liniker iniciou sua jornada como vocalista da banda Liniker e os Caramelows, grupo que a destacou ao mesclar soul, MPB e música negra brasileira.

Em 2015, o Brasil foi impactado pela voz marcante de Liniker com a música "Zero", lançada em um clipe no YouTube. A cantora estava acompanhada de sua banda, Liniker e os Caramelows, que se reuniram em uma casa para gravar três faixas.

RELACIONADAS

Quer fazer um intercâmbio? Veja como conseguir bolsa de apoio

Corte de cabelo para dar leveza: 4 ideias para deixar seus fios leves e despojados

6 séries turcas que devem chegar à Netflix em 2025

Após uma trajetória de sucesso com a banda, ela seguiu carreira solo, fortalecendo sua identidade e ampliando sua importância no cenário artístico. Após uma trajetória repleta de conquistas na música, Liniker deu um novo e significativo passo em 2021, estreando como atriz na série Manhãs de Setembro.

Disponível na Amazon Prime, a produção narra a história de Cassandra, uma mulher trans vivida por Liniker, que equilibra a maternidade, o trabalho como motogirl e suas apresentações como cover durante a noite. Além disso, enfrenta diariamente o desafio de lidar com o preconceito, demonstrando uma força admirável.

Quais prêmios Liniker conquistou?

Na noite de terça-feira (3/12), Liniker solidificou seu status como uma das principais artistas do Brasil ao brilhar no Prêmio Multishow 2024. Com 11 nomeações, a cantora estabeleceu um novo recorde para a edição e foi premiada em quatro das principais categorias: Capa do Ano, MPB do Ano, Álbum do Ano e Artista do Ano.

"Agradeço imensamente pela possibilidade de ser ouvida na realidade de um país que silencia e amordaça de forma transparente tantas pessoas. Esse prêmio não é só meu, ele é nosso", comentou a cantora, enquanto a plateia ainda estava em delírio.

Em 2022, Liniker já havia feito história ao se tornar a primeira artista trans brasileira a ganhar um Grammy Latino, na categoria Melhor Álbum de Música Popular Brasileira, com Indigo Borboleta Anil. Mais recentemente, entrou para a Academia Brasileira de Cultura, sendo a primeira mulher trans a alcançar esse feito, consolidando sua imagem como um ícone de transformação social.

O reconhecimento no Prêmio Multishow, somado às suas realizações anteriores, consolida Liniker como uma poderosa agente de transformação cultural. Sua trajetória vai além do sucesso na música, tornando-se uma fonte de inspiração para muitos ao personificar coragem, autenticidade e resiliência.

Compartilhe:
prêmio multishow quem é liniker álbum caju liniker cantora premiada caju

AS MAIS LIDAS

Gabi Melim revela diagnóstico que causa paralisia facial: "Meu rosto não mexe"

Deborah Blando revela diagnóstico de doença incurável: "Tinha vergonha"

Cher revela que ficou chocada ao descobrir que não sabia o próprio nome

Conheça a dieta bizarra que Adele seguiu para perder 45kg

Jojo Todynho faz nova dieta após perder 60 kg; saiba o que cantora pode comer

Truth or Dare: saiba tudo sobre o perfume da Madonna