O enredo 'Egbé Iya Nassô' destaca a importância de Iyá Nassô e do Terreiro da Casa Branca, promovendo a cultura afro-brasileira
A Unidos de Padre Miguel (UPM) retorna ao grupo especial após 50 anos, ela foi rebaixada quando a atual série ouro ainda era conhecida como Grupo 1. A escola foi protagonista na série ouro durante muitos anos seguidos na série ouro, com cinco vice-campeonatos nos últimos dez anos, sempre com apresentações visualmente marcantes.
A UPM alcançou a glória de subir para o Grupo Especial em 2024, com o enredo "O Redentor do Sertão", para homenagear os 180 anos de Padre Cícero. Em 2025, já na elite carioca das escolas de samba, a UPM vai apresentar o enredo "Egbé Iya Nassô", que irá narrar a trajetória de Iyá Nassô, uma figura africana importante, e a história do Terreiro da Casa Branca do Engenho Velho, reconhecido como o templo afro-brasileiro mais antigo em funcionamento até hoje.
Tradições afro-brasileiras na Sapucaí
Criado pelos carnavalescos Alexandre Louzada e Lucas Milato, o enredo, desenvolvido pelos enredistas Victor Marques e Clark Mangabeira, promete levar o público a uma imersão na história e nas tradições afro-brasileiras, ressaltando o legado de Iyá Nassô e a importância do Ilê Axé Iyá Nassô Oká.
“Estamos maravilhados em poder contara história de Iyá Nassô, a semeadora do culto aos Orixás no Brasil. Este é um enredo que celebra a ancestralidade africana e que consagra o primeiro Ilê plantado em terras brasileiras instaurando a religião do Candomblé”, revelou o carnavalesco Alexandre Louzada.
“O carnaval de 2025 da Unidos de Padre Miguel vem se construindo com muito carinho e respeito aos ancestrais. Desenvolver esse grande EGBÉ, com tanta gente incrível, talentosa e especial, me honra demais. Tenho certeza de que faremos um lindo trabalho” concluiu o artista Lucas Milato.
Aprovação do enredo em terreiro em Salvador
De acordo com a escola, a autorização para desenvolver o enredo veio após uma visita de uma comitiva ao renomado terreiro em Salvador. "Os diretores de carnaval, os carnavalescos e os enredistas do Boi Vermelho foram recebidos com muito carinho pela Iyalorixa Neuza Cruz de Xangô e demais membros do conselho espiritual da Casa Branca, que abençoaram e apoiaram a iniciativa da agremiação", revelou a agremiação.
"Estamos emocionados em poder contar essa história tão rica e significativa para o Carnaval. Nossa visita ao terreiro foi emocionante, pois tivemos as bençãos de Xangô e da Iya Neusa para a realização desse projeto. Com muita humildade, responsabilidade e respeito, vamos levar para a avenida todo o encanto e a magia desse enredo", afirmou Lara Mara, diretora de Carnaval do boi vermelho.
Primeiro ano de Dedê Marinho como rainha de bateria da escola
Em agosto de 2024, Dedê Marinho foi coroada rainha de bateria da Unidos de Padre Miguel para o Carnaval 2025. “Foi uma supresa. Emoção muito grande, porque não esperava. Sabia do amor que a comunidade tem por mim pela minha dedicação. Foi um misto de sentimentos quando soube que seria rainha. Sou Vila Vintém. Muito feliz e grata por ser reconhecida e valorizada. Tudo aqui é por amor”, disse Dedê Marinho.
A trajetória de Dedê Marinho é marcada por desafios e conquistas. Iniciou sua caminhada como passista e, ao longo dos anos, enfrentou obstáculos, como uma paralisia facial, mas nunca desistiu de seu sonho. A Unidos de Padre Miguel sempre foi seu refúgio, um espaço de liberdade de expressão e cura.
Dedê reconhece a seriedade do cargo de rainha e a responsabilidade de carregar o legado e a ancestralidade. Morando dentro da comunidade, ela espera ser um exemplo para as crianças, buscando sempre ser a melhor versão de si mesma e defendendo com paixão a bandeira da Unidos de Padre Miguel.
Dedê Marinho já criou alvoroço nos fãs durante o ensaio técnico, as expectativas são altas para o desfile oficial. (Rio Carnaval / Alexandre Vidal / Leo Querioz)
Confira o Samba da UPM para o Carnaval de 2025
Não perca nenhuma informação sobre as escolas de samba do Rio de Janeiro, confira a ordem dos desfiles e organize seu dia para assistir todas as agremiações.