Entenda qual a relação entre 'Wicked' e 'O Mágico de Oz'

Universo foi introduzido ao público há 124 anos e ainda rende novas obras e perspectivas para essa amada história.

Carol Peres | 21 de Novembro de 2024 às 16:49

Tire de vez a dúvida sobre esses dois filmes. - Reprodução

"O Mágico de Oz" é uma obra infantil cuja popularidade ultrapassa os limites do tempo. O primeiro livro foi publicado em 1900 pelo autor L. Frank Baum e 39 anos depois a obra ganhou a mais popular adaptação para as telonas. 

No entanto, o filme de 1939 não foi o primeira e nem a única adaptação de "O Mágico de Oz". Mais recentemente, em 2013, uma nova história desse universo fantástico foi apresentada no filme "Oz: Mágico e Poderoso". E essa lista ganhou uma nova adição com a estreia do filme "Wicked".


Você também pode gostar:


Qual a relação entre Wicked e O Mágico de Oz?

Com Cynthia Erivo vivendo Elphaba e Ariana Grande dando vida à Glinda, o filme "Wicked" estreia no Brasil nesta quinta (21). E se você acha que esses nomes parecem familiares, é porque tratam-se da Bruxa Má do Oeste e da Bruxa Boa do Norte, respectivamente. 

Vale lembrar que no filme "O Mágico de Oz" de 1939 a menina Dorothy, interpretada por Judy Garland, e seu cachorro acabam chegando na terra de Oz depois de serem carregados por um tornado. Assim, a garota deseja retornar para sua casa e para isso precisa da ajuda do Poderoso Mágico. A Bruxa Má do Oeste é a vilã da história e ameaça atrapalhar os planos da protagonista. 

No entanto, o romancista americano Gregory Maguire era muito fã da obra de Baum e acreditava que o livro original não se aprofundava sobre a Bruxa Má o suficiente. Foi então que em 1995 ele lançou "Wicked", que contava a história de Elphaba até se tornar a temida Bruxa. Já em 2003, o compositor Steven Schwartz inspirou-se no livro de Maguire para criar o musical, que levou o mesmo nome da publicação.

Wicked

 
  • Capa dura
  • Autor: Gregory Maguire 
  • Páginas: 480
  • Editora: Darkside

  • Capa dura
  • Autor: L. Frank Baum
  • Páginas: 240
  • Editora: Darkside

Um musical de sucesso

Wicked arrecadou mais de um bilhão de dólares em bilheteria, sendo um dos espetáculos de maior sucesso da Broadway. Nos teatros, Idina Menzel atuou como Elphaba e Kristin Chenoweth como Glinda. Assim, o filme que está nos cinemas em 2024 é uma adaptação desse musical tão popular para as telonas.

A produção conta a história de Elphaba e Glinda antes da chegada de Dorothy. A jovem que viria a se tornar a Bruxa Má era incompreendia devido à sua pele verde e vivia uma rotina comum até conhecer Glinda. As duas desenvolvem uma amizade, mas o relacionamento acaba ameaçado pelas suas diferenças. Essas questões não foram abordadas na história de 1900.

Então, resumidamente, Wicked de 2024 leva para as salas de cinema a história de Wicked que foi representada nos teatros em 2003. A versão de 2003, por sua vez, trata-se da adaptação do livro de 1995, que foi escrita por George Maguire e não tem relação direta com a obra de L. Frank Baum ou o filme de 1939. 

A obra protagonizada por Cynthia Erivo e Ariana Grandes era uma das mais aguardadas de 2024, especialmente considerando o impacto do espetáculo. O musical recebeu três Tony Awards, a premiação mais importante do teatro dos Estados Unidos, e o álbum de trilha sonora ganhou um Grammy, o que evidencia o verdadeiro fenômeno que é "Wicked". 

Se você gosta de musicais, não deixe de conferir a nossa lista com outros musicais imperdíveis!

filme teatro musical wicked O Mágico de Oz

Leia também

Saiba quem é o ator que quebrou recorde ao viver 48 papéis em um único filme

Emma Watson revela que quase desistiu de fazer 'Harry Potter'; entenda

Laila Garin volta a encantar o Rio de Janeiro em 'Elis: a Musical'

Amazon lança primeiro Kindle com tela colorida e anuncia Paperwhite mais rápido

3 doramas e k-dramas curtinhos para maratonar no fim de semana

5 filmes subestimados que vale a pena assistir