"Pedaço de Mim": Sindicato dos Artistas faz denúncia contra Netflix; entenda

Sindicato dos Artistas faz denúncia contra Netflix por polêmica nos bastidores da série "Pedaço de Mim"

Carol Peres | 18 de Julho de 2024 às 12:56

Cena da série da Netflix "Pedaço de Mim" - Reprodução/Instagram/@a.fabrica.etc

A nova produção da Netflix, "Pedaço de Mim vem fazendo alarde nas redes sociais, não só por conta de sua trama intrigante mas também por estar envolvida em uma grande polêmica. Na última terça (16), a Netflix foi alvo de uma grave denúncia por parte Sindicato dos Artistas e Técnicos em Espetáculos de Diversões (Sated) por ter violado uma lei trabalhista. A acusação veio no dia em que a plataforma de streaming anunciou que a série estava no topo da lista de produções de língua não inglesa mais vistas do mundo.

Entenda a denúncia

Além da plataforma, a produtora "A Fábrica" também foi acusada pelo sindicato de trabalhar em desacordo com a Lei 6533/78, que regulamenta os direitos de artistas. Segundo a associação, "Pedaço de Mim" teve a participação de atores não registrados e com contratos não visados, o que deveria ser garantido pela lei que foi desrespeitada.

O Sindicato fez a denúncia através do perfil no Instagram, onde demonstrou seu repúdio ao descumprimento dos direitos dos artistas para aumentar o lucro:

"Contratos não visados são ilegais e só recebem atenção quando ocorrem situações trabalhistas trágicas. De que adianta produzir a novela, estrear no streaming e a 'A Fábrica' e a 'Netflix' não respeitarem as leis? O SATED-RJ repudia a produtora 'A Fábrica' e a 'Netflix' que prioriza o lucro a todo preço em detrimento do respeito ao trabalhador da arte e reafirma seu compromisso em defender os direitos dos artistas", afirmou em nota.

Até o momento nem a produtora e nem a plataforma se pronunciaram sobre o caso.

Sindicatos de artistas têm se mobilizado

Reinvindicações por parte dos representantes dos trabalhadores de audiovisual têm se tornado mais comuns no Brasil e no mundo. Nesse sentido, um caso que repercutiu muito nos últimos anos foi a greve dos atores de Hollywood, que aconteceu de julho a novembro de 2023. Muitos atores deixaram de divulgar seus trabalhos, comandados pelo sindicato americano, ou SAG-AFTRA (Screen Actors Guild-American Federation of Television and Radio Artists), para lutar por melhores salários, outros benefícios e também não permitir o uso sem autorização de suas imagens por inteligência artificial.

Mais cedo no mesmo ano, Hollywood também teve que lidar com a greve dos roteiristas, debatendo novamente questões de salários, benefícios e IA, mas também para garantir mais oportunidades de trabalho. Nos Estados Unidos, os manifestantes conquistaram os direitos que buscavam, já no caso do Brasil vale à pena acompanhar os próximos passos do Sated e aguardar o desenrolar da história. De qualquer forma, é evidente que os direitos trabalhistas para pessoas da arte são uma discussão atual e que vêm recebendo mais atenção.

Sobre o que fala "Pedaço de Mim"

Sendo a primeira novela da Netflix, a história acompanha o drama de Liana, interpretada por Juliana Paes, que descobre estar grávida de gêmeos de dois pais diferentes. Um de seu marido, que ela descobre ser infiel, e outro de um homem que a abusou. Assim, durante os 17 episódios a protagonista tenta esconder a condição rara enquanto lida com o caminho surpreendente que sua vida tomou. Veja também se é possível engravidar de dois homens ao mesmo tempo na vida real.

Fontes: Terra, Adoro Cinema e G1

netflix atores novela série denúncia sindicato pedaço de mim

Leia também

"Divertida Mente 2" bate recorde e se torna a maior bilheteria do Brasil

Elena Ferrante: quem é autora que lidera ranking do New York Times

5 melhores K-dramas para assistir e se apaixonar

10 melhores filmes infantis na Netflix para ver com as crianças nas férias em 2024

Como descobrir se uma série ou filme está prestes a sair da Netflix