Slideshow sobre os tazos, brindes que vinham nos pacotes dos salgadinhos Elma Chips e que voltaram a ser produzidos recentemente
Louise Cyrillo | 4 de Outubro de 2020 às 20:00
Com a volta dos Tazos para as embalagens de salgadinhos da Elma Chips, outras memórias ressurgiram junto. Dessa vez os colecionáveis dos anos 90 retornam homenageando os 40 anos do Pac-Man, mas já tiveram muitas encarnações antes.
Febre absoluta entre crianças e adolescentes, era comum vê-los reunidos trocando tazos ou brincando de “bater” – utilizar as duas mãos para criar um vácuo e virar as cartas. Com os diferentes lançamentos, os formatos também podiam variar de tamanho e era possível acoplar uns aos outros.
O segredo do sucesso estava nas além das diferentes formas de brincar: a associação com personagens famosos de desenhos animados rendia. Todas as coleções que envolviam a grande febre dos anos 90, Pokémon, eram sucesso absoluto.
Além das parcerias entre marcas, outras empresas também lançaram produtos que ninguém queria ter um só. Se você é dessa época, provavelmente vai lembrar dessa e outras coleções:
Foram lançados para a Copa da França em 1998 e mais de 20 anos depois, seguem lembrados. Eram compostos por 25 miniaturas mais um trio formado por Ronaldo, Romá rio e Dunga. Para ganhar era preciso juntar cinco tapinhas marcadas ou cinco aneis de lata mais dois reais e encarar longas horas nas filas dos postos de trocas.
É possível que quando millenials façam compras seja necessário muito autocontrole para não gastar todo o dinheiro do arroz em chocolate que vem com brinde. Logo que chega ao Brasil nos anos 90, o Kinder Ovo vira sensação absoluta e item de coleção. Com diferentes modelos de brinquedos, eles vinham dentro de um ovo de plástico dentro do chocolate e só se descobria qual era o item na hora de abrir!
A Coca-Cola foi responsável por lançar muitas modas, mas o Ioiô talvez tenha sido a maior delas. Em parceria com a marca Russell, os io-iôs apareceram por aqui no começo dos anos 80. A Coca-Cola promoveu campeonatos com premiações em algumas cidades e continuou a lançar novas versões dos io-iôs por muitos anos.
Funcionando como um Supertrunfo, não era difícil achar crianças jogando com as cartas que vinham dentro dos sacos de biscoitos. Com design bonito e grande quantidade de cartas diferentes, poderia tanto ser cuidadosamente guardado em um álbum ou trocado durante recreios.
Até hoje a rede McDonald’s é sinônimo com distribuição de brinquedos, graças aos brindes que acompanham o McLanche Feliz. Começando a distribuição no Brasil nos anos de 1990 com a turma do Ronald McDonald (personagem símbolo da marca), lançaram diversas coleções que eram atualizadas constantemente para a loucura dos adultos.
Com sua campanha televisiva fofa, foi a maior troca de brindes da história do país. Mesmo que você não possua um em casa, conhece alguém que tenha ou costumava ter uma pelúcia da promoção. A troca dos códigos de barra pelos bichinhos de pelúcia foi tão bem sucedida que aumentou as vendas da marca em 20%.
A revista era para o público infanto-juvenil e sua linha editorial era a mistura perfeita entre educação e diversão. Com testes, piadas, matérias investigativas do interesse de seus leitores, os brindes eram tão interessantes quanto o conteúdo. Uma das coleções mais famosas foi a Letronix, com foco educativo na alfabetização.
Os Geloucos eram figurinhas de plástico em formato de objetos do dia a dia - mas como se fossem feitos de “gelo”. A abstração fez tanto sucesso que os itens superaram o conceito inicial e foram continuados como alienígenas, os Gelo-Cósmicos.
Se você abrisse um pacote de biscoitos e encontrasse um dedo dentro era seu dia de sorte no fim dos anos 1990. Em mais uma promoção com os pacotes de salgadinhos, a Elma Chips homenageou a família Addams com 7 diferentes pedaços gelatinosos do corpo humano de brinde. Além de narizes, 30 figurinhas e um balde de pipoca também fizeram parte da campanha.
As mini garrafinhas da Coca-Cola foram mais um sucesso gigante da marca e já tiveram de acompanhamento um ganchinho para pendurar como chaveiro. A Coca lançou originalmente em 1980, mas a loucura pelas garrafas foi tão grande que os relançamentos eram constantes.
Além dos tradicionais álbuns de figurinhas, as diferentes marcas de chicletes também produziam suas versões. Um dos mais famosos, o chiclete Ping-Pong, lançou diferentes coleções de figurinhas homenageando dos ídolos da Copa ao grupo É o Tchan. Outras marcas, como a Ploc, também lançaram suas figurinhas
Com início em 1983 e duração de quase 20 anos, os cards do chocolate Surpresa foram sucesso absoluto. O chocolate recentemente ganhou uma reedição para a versão ovo de Páscoa, ressurgindo nas prateleiras após consumidores pedirem por tanto tempo.