Sim, as obras do aclamado autor brasileiro podem ser encontradas de forma gratuita! Confira.
Machado de Assis é um grande nome da nossa literatura nacional. Nascido no fim da década de 1830, ele foi responsável por diversas das obras mais lidas da literatura brasileira, chefiando os autores da escola realista no Brasil. Seu apelido no mundo da literatura mundial é conhecido até hoje, "O Mago". Isso porque machado sabia transitar entre a ironia, a dúvida sobre a confiança de seus narradores e seus personagens marcantes.
As obras de Machado de Assis pertencem ao povo brasileiro. Isso quer dizer que elas estão em Domínio Público, e são portanto, gratuitas. Confira como você pode ter acesso a elas.
Leia também: 17 livros brasileiros para ler antes de morrer.
Como ler Machado de Assis de graça?
O portal Domínio Público, uma biblioteca digital, oferece a oportunidade de qualquer pessoa ter acesso às obras de Machado. De acordo com o site Canal do Ensino, a plataforma disponibiliza 322 títulos do escritor, considerado um dos maiores nomes da literatura brasileira e mundial.
A coletânea do autor abrange diversos gêneros, como romance, conto, poesia, crônica, teatro, crítica, tradução e miscelânea. Além disso, os estudantes podem encontrar no site, desenvolvido pelo Governo Federal, uma cronologia detalhada sobre a vida do autor e outras informações relacionadas a ele.
Como começar a ler Machado de Assis?
O que não faltam são opções para começar a ler o autor, mas recomendamos aos inicientes que comecem pelos romances de Machado. Obras como "Dom Casmurro" e "Memórias Póstumas de Brás Cubas" são acessíveis e ao mesmo tempo introduzem os leitores ao estilo refinado e à profundidade psicológica característica do autor. Esses romances não só cativam com suas tramas envolventes, mas também oferecem um olhar crítico sobre a sociedade e a natureza humana.
Dom Casmurro
Poucos romances examinam as artimanhas do ciúme com tanta sutileza quanto "Dom Casmurro". Publicado em 1899, o livro é um dos mais fascinantes estudos sobre a traição, explorando tanto a suposta infidelidade de Capitu quanto a maneira como Bentinho, seu marido, manipula os fatos para sustentar suas suspeitas. Narrado com graça e inteligência, o romance oferece infinitas possibilidades de interpretação.
- Número de páginas: 400
- Editora: Penguin e Companhia das Letras
Memórias Póstumas de Brás Cubas
"Memórias Póstumas de Brás Cubas" narra a vida de Brás Cubas, que, após sua morte, conta suas memórias e sua obsessão pelo Emplasto Brás Cubas, um remédio anti-hipocondríaco. Publicado em 1881, o romance é considerado um dos mais importantes da literatura brasileira, escrito com humor e melancolia. Ele é inovador e irônico, explorando profundamente a condição humana.
- Número de páginas: 480
- Editora: Antrofágica
O Alienista
"O Alienista" explora o limite entre loucura e sanidade através de Simão Bacamarte, um estudioso que funda um hospício em Itaguaí para aprofundar seus conhecimentos em psiquiatria. Ele começa a internar muitos cidadãos, identificando demência em todos, o que leva a cidade ao terror. A revolta cresce, liderada pelo barbeiro Canjica, que tenta derrubar o hospício. Adaptada para cinema, TV, quadrinhos e teatro, a obra é uma sátira que destaca a ironia machadiana.
- Número de páginas: 80
- Editora: Via Leitura
E, aí? Ficou mais animado para conhecer o autor? Esperamos que sim! Não deista da sua jornada literária e leia mais sobre um dos maiores autores da nossa história.
O nosso site participa do programa de afiliados Amazon, o que significa que podemos receber comissões por compras realizadas através de links em nosso site. No entanto, queremos esclarecer que isso não afeta a qualidade ou a imparcialidade do nosso conteúdo. Nosso principal objetivo é fornecer informações valiosas e relevantes aos nossos leitores. Sendo assim, cada produto da lista acima foi selecionado de forma independente pela nossa equipe, com base em critérios como qualidade, utilidade e reputação da marca.
E aí, curtiu essa matéria? Então conheça e siga a gente em nossos perfis no Facebook, Instagram, Twitter e Pinterest para conferir muito mais!