A emissora causou surpresa ao optar por priorizar a transmissão da cerimônia do Oscar 2025 em vez dos desfiles de Carnaval 2025 no dia 2 de março
A TV Globo chamou atenção ao anunciar que dará preferência à exibição do Oscar 2025 no dia 2 de março, adiando os desfiles das escolas de samba para um horário mais tarde. No entanto, a decisão vai além da premiação de Hollywood e faz parte de uma estratégia para promover um de seus próprios produtos.
Muitos elogiaram a emissora por dar destaque à premiação devido ao sucesso de Ainda Estou Aqui, filme dirigido por Walter Salles e indicado nas categorias de Melhor Filme Internacional, Melhor Atriz (Fernanda Torres) e Melhor Filme. No entanto, poucos notaram que a produção conta com a participação direta da própria Globo, por meio da Globoplay.
Promoção de conteúdo da empresa
O fato é que a plataforma atua como coprodutora do filme, junto com a Arte France Cinéma e a Conspiração Filmes. Em outras palavras, a Globo está aproveitando a visibilidade internacional para promover um conteúdo de sua própria plataforma, utilizando o Oscar como uma vitrine mundial.
O ponto principal é que, se um filme brasileiro sem qualquer vínculo com a Globo estivesse na disputa, a emissora dificilmente daria tanta ênfase à premiação, a ponto de até modificar sua programação para destacar a cerimônia nos Estados Unidos.
A abordagem da Globo deixa claro que, quando o assunto é interesse comercial e expansão de mercado, nem mesmo a ampla cobertura do Carnaval consegue rivalizar com a chance de promover um produto nacional na mais importante premiação do cinema mundial.
Resumo sobre o filme Ainda Estou Aqui
O longa-metragem dirigido por Walter Salles retrata a história de Eunice Paiva, esposa do ex-deputado federal Rubens Paiva, que foi morto durante a ditadura militar no Brasil, sem que seu corpo jamais fosse encontrado. A obra tem como base o livro homônimo de Marcelo Rubens Paiva.
Desde sua estreia nos cinemas brasileiros, em 7 de novembro de 2024, Ainda Estou Aqui já havia atraído mais de 3,6 milhões de espectadores até 26 de janeiro, consolidando-se como um dos 20 filmes nacionais mais assistidos da história.