Entenda a nova estratégia da Globo que promete revolucionar a produção de novelas através de parceria com Jade Picon.
Você sabia que a Globo, uma produtoras de novelas do Brasil, vai começar a investir em novelas verticais? A emissora do ‘plim plim’ revelou que pretende inovar no formato de suas produções através desta nova estratégia para chamar a atenção do público da internet. A nova produção, inclusive, deve contar com a atriz e ex-BBB Jade Picon como protagonista! Fique conosco para entender esse plano da Rede Globo.
Qual é a estratégia da Globo ao lançar ‘novelas verticais’
A proposta da Globo é inovadora para um veículo de comunicação tradicional; produzir uma novela vertical pela primeira vez na história da emissora. De acordo com a divulgação feita, a produção deverá contar com capítulos de 1 a 5 minutos de duração, gravados em formato vertical para serem consumidos prioritariamente em dispositivos móveis.
O conteúdo será focado no streaming, como Globoplay, e também em plataformas digitais como TikTok e possivelmente outras redes que aceitam formatos curtos.
Jade Picon, atriz, ex-BBB e influenciadora com grande engajamento nas redes, contando com mais de 21 milhões de seguidores, é peça chave para esse plano e foi escalada para interpretar a vilã no novo projeto. A escolha reforça a intenção da emissora de atrair públicos jovens, acostumados com narrativas ágeis, visuais dinâmicos e conteúdos que funcionam bem “no modo mobile”.
Outros nomes já confirmados para a trama são Lília Cabral, atriz veterana, mostrando que a Globo pretende equilibrar o novo formato com presenças de peso da dramaturgia tradicional.
Por que a Globo vê esse formato como uma oportunidade
Essa mudança não é só estética e é uma resposta da Globo à mudança de perfil de consumo dos públicos mais jovens, uma vez que os consumidores com menor idade tendem a consumir conteúdos mais curtos e fazer multitarefas. Logo, novelas longas e de exibição fixa não conquistam essa faixa de audiência com tanta facilidade.
O formato vertical com episódios pequenos permite prender atenção com ganchos rápidos, episódios curtos, histórias aceleradas, o que é ideal para quem navega entre telas, redes e exige retorno imediato. Esse estilo de novela já faz sucesso nas redes sociais e nos perfis de criadores de conteúdo como Mah Lucindo, que produz esquetes de humor, paródias e novelas verticais que bombam com o público do TikTok. Confira abaixo:
Com essa novo formato, a Globo demonstra que está disposta a repensar sua dramaturgia para se adaptar aos hábitos e expectativas de quem consome cada vez mais pelo celular.