Confira 5 filmes da Netflix que trazem ensinamentos e reflexões sobre o racismo para uma sociedade que ainda tem muito o que aprender.
Redação | 2 de Agosto de 2022 às 10:36
Todos os dias ataques racistas acontecem com os negros no mundo todo.
O racismo já está enraizado na nossa sociedade. Poucas pessoas entendem e pesquisam sobre o racismo estrutural e as condutas inapropriadas que os brancos praticam.
A descriminação racial não está só nos ataques. Está presente nas gírias, nas manias, nos olhares tortos, nas leis e nos costumes do mundo.
No último domingo (31), por exemplo, o caso que mobilizou a internet foi o ataque racista sofrido pelos filhos dos atores Giovanna Ewbank e Bruno Gagliasso em Portugal.
Para entender mais sobre o racismo confira 5 filmes da netflix que abordam muito bem o assunto:
Thurgood Marshall deseja se tornar o primeiro juiz afro-descendente da Corte Suprema Americana. Para lutar pela sua carreira, Marshall precisa resolver o caso de Josepho Spell, o homem negro acusado injustamente de atacar uma socialite branca em seu quarto.
Django é um ex escravo que foi liberto que deseja salvar sua mulher, que está sendo escravizada numa fazenda que força seus escravos a participar de competições mortais. Para isso, ele se une inesperadamente com o caçador de recompensas para caçarem os criminosos do país e salvarem sua mulher.
Dr. Don Shirley é um pianista afro-americano famoso mundialmente, prestes a embarcar em uma turnê pelo sul dos Estados Unidos, em 1962. Para a turnê Shirley precisa de um guarda costas e motorista, e decide contratar Tony Lip, um ítalo-americano branco e fanfarrão. Apesar de suas diferenças, os dois homens se nem inesperadamente para enfrentar o racismo.
Solomon Northup é um escravo liberto, que vive com sua esposa e filhos. Ao aceitar um trabalho que o leva a outra cidade, ele é sequestrado e acorrentado e é vendido como se fosse um escravo. Nesses doze anos de escravidão ele passa por dois senhores, Ford e Edwin Epps, que cada um à sua maneira, exploram seus serviços.
Nesse documentário é discutida a décima terceira emenda à Constituição dos Estados Unidos e seu terrível impacto na vida dos afro-americanos. A obra conta com analises de estudiosos, ativistas e políticos sobre a correlação entre a criminalização da população negra dos EUA e o boom do sistema prisional do país