Saiba qual novela turca foi cortada em diversos países muçulmanos e entenda aa razão.
Você sabia que tem uma novela turca bastante famosa que foi proibida de ir ao ar na íntegra em países muçulmanos? O folhetim em questão se trata de ‘Amor Proibido’, novela turca que já foi ao ar na Band.
Essa produção é liderada pela renomada atriz turca Beren Saat, protagonista de Fatmagül, e conta com cenas intensas que geraram controvérsias e foram cortadas em países árabes. Durante sua exibição original, a série fez tanto sucesso que até autoridades turcas se reuniram para assistir.
‘Amor Proibido’ foi inicialmente transmitida na Turquia entre junho de 2008 e setembro de 2010, em formato de série, com duas temporadas e 79 episódios. A trama acompanha Bihter, personagem de Beren Saat, uma mulher que, ao casar com um homem mais velho, com quem sua mãe tinha interesse, acaba se apaixonando pelo sobrinho dele.
Os laços familiares são marcados por intrigas, traições e vingança. Bihter, uma jovem rica, carrega profundas mágoas de sua mãe, que foi flagrada traindo o pai no passado. Ao perceber as intenções da mãe em se casar com um viúvo para se beneficiar de sua fortuna, Bihter age antes e conquista o pretendente, casando-se com ele.
Dentro dessa nova estrutura familiar, Bihter tenta ganhar o carinho de seus dois enteados, mas acaba sendo seduzida por Behlül (Kivanç Tatlitug), sobrinho de seu marido e ex-namorado de sua irmã. Eles iniciam um romance secreto, o que desencadeia uma série de mentiras, desentendimentos e tragédias dentro da família.
Com uma trama tão repleta de conflitos, Amor Proibido é recheada de cenas de intensa paixão. Os momentos entre Bihter e Behlül incluíam beijos prolongados e uma cena de sexo (não explícito), que se estendeu por mais de cinco minutos.
Porque a trama foi censurada em países muçulmanos?
Devido à forte carga de conteúdo sensual, múltiplas cenas do folhetim foram censuradas em países muçulmanos. O governo turco também interveio, autorizando o Tribunal Supremo de Rádio e Televisão a restringir a duração de cenas românticas na TV e impondo uma multa ao canal que transmitia a novela, alegando que as cenas eram excessivamente longas, imorais e danosas à estrutura familiar do país. Apesar da censura, a versão cortada dessa novela já chegou a ser reprisada três vezes no Paquistão.