Veja dicas certeiras para entreter as crianças e tirá-las da frente das telas durante os dias de férias em julho.
Thyago Soares | 8 de Julho de 2025 às 13:00
Com a chegada das férias de julho, muitas famílias enfrentam um desafio comum: controlar o tempo que as crianças passam em frente às telas. Seja no celular, tablet, computador ou televisão, o uso excessivo de dispositivos eletrônicos pode afetar o sono, a atenção, o humor e até o desenvolvimento social dos pequenos. Mas como encontrar o equilíbrio sem criar conflitos?
De acordo com Mariana Guimarães, psicopedagoga e orientadora educacional na Escola Canadense de Niterói, em entrevista ao Gazeta da Semana, embora seja desafiador impor limites ao uso de telas para os menores, é necessário que os adultos encontrem formas de mantê-los entretidos a fim de evitar o uso excessivo dos dispositivos eletrônicos.
As crianças se espelham nos adultos, por isso, dê o exemplo. Evite ficar o tempo todo no celular ou na frente da TV, principalmente durante os momentos em família. Mostre, na prática, que é possível se divertir e relaxar sem depender da tecnologia.
Mesmo nas férias, manter uma rotina é fundamental! Estabeleça horários para acordar, fazer as refeições, brincar e, claro, usar telas, desde que seja com tempo limitado e supervisão. Ter uma programação ajuda a criança a entender que há tempo para tudo e evita o uso descontrolado dos eletrônicos.
Crianças adoram colocar a mão na massa, por isso, estimule brincadeiras com massinha, pintura, origami, quebra-cabeças, jardinagem, culinária ou construção com blocos. Além de estimular a criatividade, essas atividades ajudam no desenvolvimento motor e na concentração.
Sempre que possível, leve os pequenos para brincar ao ar livre, seja em parques, praças, sítios, no quintal de casa ou até no playground do prédio. Atividades como piquenique, caça ao tesouro ou observar animais e plantas são ótimas para gastar energia e promover bem-estar.
Seja com irmãos, proimos ou amigos, brincar em grupo estimula a socialização e reduz o interesse pelas telas. Para isso, disponibilize jogos de tabuleiro para os pequenos, ou faça brincadeiras como mímica e esconde-esconde, que também são ótimas opções para todas as idades.
Crie um espaço aconchegante com livros acessíveis e, se a criança ainda não lê sozinha, aproveite para fazer leituras em voz alta. Histórias instigam a imaginação, aumentam o vocabulário e criam memórias afetivas.
Controlar o uso de telas nas férias não significa proibir, mas sim equilibrar o acesso dos pequenos aos dispositivos eletrônicos. Ao oferecer alternativas atrativas e participar das brincadeiras, os adultos ajudam a criar memórias positivas longe dos eletrônicos, garantindo um maior tempo de qualidade para eles.
'Bahar': novela turca estreia no Brasil; saiba qual a história e onde assistir
4 momentos mais emocionantes de ‘Força de Mulher’ que você precisa rever
Conheça o elenco da novela 'Guerreiros do Sol', a próxima novela original Globoplay
'Jogando com o Amor': conheça a história da novela turca que faz sucesso na Disney+