Recontratação acontece em um contexto de mudanças no setor de novelas da Globo.
Quase duas décadas depois de sua saída, Cristianne Fridman assinou um contrato para voltar a escrever novelas para a Globo. A autora iniciou sua carreira na emissora como colaboradora de roteiros, depois em 2005 foi para a Record, onde escreveu vários folhetins até 2022.
Segundo Anna Luiza Santiago, do Globo, Cristianne teve um argumento de novela rejeitado pela TV Globo em 2023, e em 2024 apresentou também uma ideia para a faixa das 19h.
O que sabemos sobre a contratação de Cristianne Fridman
Ainda conforme a publicação do Globo, o projeto que marca o seu retorno para a TV Globo ainda será mantido em sigilo. Embora a emissora não tenha confirmado detalhes sobre formato, horário e afins, o Portal Léo Dias afirma que a nova novela será destinada ao novo horário da tarde.
Esse novo horário em questão será inaugurada em 2026 pela obra de título provisório 'Vidas Paralelas', de Walcyr Carrasco. O espaço na grade será reservado para produções curtas, com tramas de 60 episódios e cerca de 30 minutos, no horário em que passavam os episódios de 'Malhação'. Ou seja, por volta de 17h30.
Globo vai reestruturar o setor de dramaturgia
Além disso, o site NaTelinha chama a atenção para o contexto da recontratação de Cristianne, em que a Globo vem enfrentando dificuldades com os índices de audiência de suas novelas recentes. Por exemplo, o último capítulo de Mania de Você teve o menor desempenho já registrado para uma novela das nove.
Portanto, o contrato faz parte de uma estratégia de reformulação das novelas. Além de Cristianne Fridman, retorna também Ana Maria Moretzsohn, que escreveu 'Tieta' com Aguinaldo Silva e Ricardo Linhares. Aguinaldo Silva também assinou um novo contrato no fim de 2024 para escrever a próxima novela das 21h, 'Três Graças'.
Diante desse contexto de mudanças na dramaturgia, vale mencionar a alteração do Canal Viva para Globoplay Novelas, focando exclusivamente na exibição de produções novelísticas.