Aprenda alguns segredinhos de como se preparar para a sua transmissão ao vivo!
Marina Estevão | 23 de Junho de 2020 às 10:00
As lives, ou transmissões ao vivo, são uma excelente forma de engajar os seus seguidores e falar diretamente com a sua audiência. Elas podem ser sobre diversos assuntos, tais como: astrologia, negócios, humor, brincadeira, entrevista, ou apenas uma conversa com seus espectadores.
Quem tem uma marca e quer divulgá-la, as transmissões ao vivo são um ótimo caminho para se conectar com o público e gerar confiança, além de ter custo baixo e a probabilidade de conquistar mais clientes. As lives podem ser feitas no YouTube, Facebook, Instagram, TikTok, além de outros aplicativos específicos.
Gostou da ideia, mas não tem ideia de como se preparar para uma live? Fique tranquilo, que nós vamos dar 6 dicas de como mandar bem em uma transmissão ao vivo!
Qual será o assunto a ser abordado e como será abordado? Planeje-se, escreva perguntas, possíveis dúvidas do seu público. Faça um cálculo de horário e estabeleça o momento de falar e de responder perguntas, caso tenha, já que o tempo médio de duração de uma live é de uma hora.
Mesmo que você já seja um expert em falar diante das câmeras, é sempre bom ensaiar para evitar imprevistos ou momentos desconfortáveis. Treinar no espelho ou até mesmo na câmera frontal do celular vai ajudar a controlar a ansiedade e falar com mais naturalidade com o seu público ou seu convidado.
Muitas pessoas não dão atenção para a velocidade da internet, o que é um erro. Nas lives, pode ser prejudicial ter uma internet fraca, pois faz a imagem congelar ou sua transmissão cair com frequência. Por isso, escolha um ambiente em que o roteador esteja perto para ter mais alcance – caso seja wi-fi – ou vá para a casa de algum amigo ou parente que tenha o acesso mais rápido. Adquirir um bom pacote de internet nunca é demais.
Dependendo de como vai ser a sua live – celular ou câmera de filmar – é imprescindível estar em dia com o seu equipamento. Você pode pedir ajuda para alguém que saiba manuseá-lo, caso tenha dificuldades. Monte seu “posto” perto de tomadas e fique atento à bateria. Veja um bom ângulo para aparecer – e esconda a bagunça!
Se o seu equipamento já está pronto, é hora de se preocupar com a luz. O ideal é utilizar luz artificial, como de luminárias, caso você não tenha um equipamento profissional. Um bom investimento é o ringlight, o queridinho de quem faz transmissões com frequência, grava vídeos e tira fotos de perto. O ringlight ilumina o rosto de forma uniforme, fazendo com que não haja sombras. Fuja de janelas e frestas pois a luz do dia muda a toda hora, e pode te pegar de surpresa caso o tempo feche ou escureça.
Leia também: Como tirar fotos de viagem incríveis no seu celular
Para ter um bom alcance de público, é primordial divulgar a sua “live”! Crie um título chamativo e faça um post nas redes e no WhatsApp. Peça para os amigos compartilharem e, principalmente, acessarem a live e se engajarem para ajudar. A união faz a força!
* Texto escrito por Marina Estevão e atualizado por Douglas Ferreira em 25/04/2024.