O Carnaval do Rio de Janeiro em 2025 terá desfiles em três noites consecutivas, trazendo mudanças significativas na estrutura e logística
Luana Viard | 19 de Fevereiro de 2025 às 14:15
O Carnaval do Rio de Janeiro em 2025 traz novidades na estrutura dos desfiles das escolas de samba do Grupo Especial. Desde a inauguração do Sambódromo em 1984, as principais escolas de samba do Rio desfilavam exclusivamente no Domingo e na Segunda-feira de Carnaval.
Pela primeira vez, as apresentações serão distribuídas em três noites consecutivas, de 2 a 4 de março, com quatro agremiações se apresentando por noite. Essa mudança visa proporcionar mais tempo para cada escola exibir seu espetáculo na Marquês de Sapucaí.
Antes de verificar o cronograma dos desfiles do grupo especial 2025, vamos entender as principais mudanças para as escolas de samba nesse ano.
A grande mudança consiste na quantidade de dias de desfiles! Atualmente 12 agremiações fazem parte do grupo especial do Carnaval carioca, até o ano passado 6 escolas se apresentavam no domingo de Carnaval e outras 6 escolas se apresentavam na segunda-feira.
Em 2025, as escolas vão se apresentar em 3 dias. Serão 4 escolas de samba no domingo, outras 4 na segunda-feira de Carnaval e outras 4 na terça-feira. A Liga Independente das Escolas de Samba do Rio de Janeiro justificou essa mudança através de alguns pontos:
Outra questão que também vai mudar no Carnaval de 2025 é a duração do desfile de casa escola! O tempo de desfile de cada escola foi ampliado em 10 minutos. Além disso, a Liesa também estabeleceu um intervalo de 10 minutos entre cada escola.
Em 2024, cada agremiação deveria apresentar seu desfile em um período entre 60 e 70 minutos. Agora, com o acréscimo de 10 minutos, o tempo mínimo é de 70 minutos e o máximo de 80 minutos. Caso alguma escola ultrapasse ou não atinja esse intervalo de tempo, perderá pontos.
A primeira escola de cada noite começará seu desfile às 22h. A expectativa é que o último integrante da última agremiação entre na Apoteose pouco antes das 4h da manhã.
Outra mudança significativa é a quantidade de cabine de jurados ao longo da avenida. Agora, existem 4 cabines de jurados distribuídas nos setores 3, 6, 9 e 10.
Até o ano passado, os jurados precisavam assistir aos desfiles das 12 escolas e só então registrar suas notas, garantindo um julgamento mais imparcial. Durante as apresentações, eles podiam apenas fazer anotações.
Não é à toa que as escolas que se apresentavam na Segunda-feira de Carnaval têm mais títulos do que as que desfilavam no Domingo. Agora, para garantir que a memória dos jurados não influencie o julgamento, após o último desfile de cada madrugada, eles deverão registrar as notas das 4 escolas daquele dia.
No primeiro ano com três dias de desfiles e algumas mudanças, confira a ordem oficial dos desfiles das escolas de samba do grupo especial do Rio de Janeiro:
Unidos de Padre Miguel - 22h
Imperatriz Leopoldinense - entre 23h30 e 23h40
Viradouro - entre 0h50 e 1h10
Mangueira - entre 2h e 2h20
Unidos da Tijuca - 22h
Beija-Flor - entre 23h30 e 23h40
Salgueiro - entre 0h50 e 1h10
Vila Isabel - entre 2h10 e 2h40
Mocidade Independente de Padre Miguel - 22h
Paraíso do Tuiuti - entre 23h30 e 23h40
Grande Rio - entre 0h50 e 1h10
Portela - entre 2h10 e 2h40
Quarta-feira de Cinzas é feriado? Saiba se você tem direito a folga
O que é medicina integrativa? Técnica usada por Paolla Oliveira para se preparar para o Carnaval
Tendência neon: Dailus aposta em esmaltes inusitados e cheios de originalidade para o Carnaval
Carnaval do Rio: veja top 3 escolas de samba mais vitoriosas da história