O Carnaval do Rio de Janeiro em 2025 terá desfiles em três noites consecutivas, trazendo mudanças significativas na estrutura e logística
O Carnaval do Rio de Janeiro em 2025 traz novidades na estrutura dos desfiles das escolas de samba do Grupo Especial. Desde a inauguração do Sambódromo em 1984, as principais escolas de samba do Rio desfilavam exclusivamente no Domingo e na Segunda-feira de Carnaval.
Pela primeira vez, as apresentações serão distribuídas em três noites consecutivas, de 2 a 4 de março, com quatro agremiações se apresentando por noite. Essa mudança visa proporcionar mais tempo para cada escola exibir seu espetáculo na Marquês de Sapucaí.
Antes de verificar o cronograma dos desfiles do grupo especial 2025, vamos entender as principais mudanças para as escolas de samba nesse ano.
Principais mudanças dos desfiles das escolas de samba do grupo especial 2025
A grande mudança consiste na quantidade de dias de desfiles! Atualmente 12 agremiações fazem parte do grupo especial do Carnaval carioca, até o ano passado 6 escolas se apresentavam no domingo de Carnaval e outras 6 escolas se apresentavam na segunda-feira.
Três dias de desfile, 4 escolas por noite
Em 2025, as escolas vão se apresentar em 3 dias. Serão 4 escolas de samba no domingo, outras 4 na segunda-feira de Carnaval e outras 4 na terça-feira. A Liga Independente das Escolas de Samba do Rio de Janeiro justificou essa mudança através de alguns pontos:
- O número de espectadores nos desfiles aumentará. O Sambódromo tem capacidade para 80 mil pessoas, e com três noites de apresentações, espera-se que 240 mil pessoas assistam aos desfiles. A mesma lógica se aplica à audiência televisiva.
- A nova distribuição das apresentações tornará a logística mais eficiente, já que haverá menos alegorias para transportar a cada dia, além de melhorar a segurança dos participantes, uma vez que as áreas de concentração e montagem serão menores e mais fáceis de proteger.
- Além disso, a disputa entre as escolas será mais equilibrada, principalmente no uso da iluminação cênica, já que todas as agremiações desfilam à noite.
Duração de cada desfile vai ser maior
Outra questão que também vai mudar no Carnaval de 2025 é a duração do desfile de casa escola! O tempo de desfile de cada escola foi ampliado em 10 minutos. Além disso, a Liesa também estabeleceu um intervalo de 10 minutos entre cada escola.
Em 2024, cada agremiação deveria apresentar seu desfile em um período entre 60 e 70 minutos. Agora, com o acréscimo de 10 minutos, o tempo mínimo é de 70 minutos e o máximo de 80 minutos. Caso alguma escola ultrapasse ou não atinja esse intervalo de tempo, perderá pontos.
A primeira escola de cada noite começará seu desfile às 22h. A expectativa é que o último integrante da última agremiação entre na Apoteose pouco antes das 4h da manhã.
Quatro cabines de jurados
Outra mudança significativa é a quantidade de cabine de jurados ao longo da avenida. Agora, existem 4 cabines de jurados distribuídas nos setores 3, 6, 9 e 10.
- As comissões de frente e os casais de mestre-sala e porta-bandeira precisarão se apresentar 4 vezes para o júri, ao contrário das 3 apresentações anteriores.
- A equipe responsável pela evolução precisará ajustar o ritmo do desfile para acomodar essas 4 "paradas".
- Os responsáveis pela harmonia terão que prestar mais atenção ao canto dos integrantes, já que os jurados estarão posicionados ao longo de toda a Avenida.
- O mesmo cuidado deve ser dado ao acabamento das alegorias e fantasias. Vale destacar que, como nas edições anteriores, a menor das 4 notas em cada critério será descartada.
Fechamento de notas ao final de cada noite
Até o ano passado, os jurados precisavam assistir aos desfiles das 12 escolas e só então registrar suas notas, garantindo um julgamento mais imparcial. Durante as apresentações, eles podiam apenas fazer anotações.
Não é à toa que as escolas que se apresentavam na Segunda-feira de Carnaval têm mais títulos do que as que desfilavam no Domingo. Agora, para garantir que a memória dos jurados não influencie o julgamento, após o último desfile de cada madrugada, eles deverão registrar as notas das 4 escolas daquele dia.
Ordem dos desfiles das escolas de samba do grupo especial do Rio de Janeiro 2025
No primeiro ano com três dias de desfiles e algumas mudanças, confira a ordem oficial dos desfiles das escolas de samba do grupo especial do Rio de Janeiro:
Domingo (02/03)
Unidos de Padre Miguel - 22h
Imperatriz Leopoldinense - entre 23h30 e 23h40
Viradouro - entre 0h50 e 1h10
Mangueira - entre 2h e 2h20
Segunda-feira (03/03)
Unidos da Tijuca - 22h
Beija-Flor - entre 23h30 e 23h40
Salgueiro - entre 0h50 e 1h10
Vila Isabel - entre 2h10 e 2h40
Terça-feira (04/03)
Mocidade Independente de Padre Miguel - 22h
Paraíso do Tuiuti - entre 23h30 e 23h40
Grande Rio - entre 0h50 e 1h10
Portela - entre 2h10 e 2h40