Saiba o destino da família Paiva, núcleo familiar que inspirou a produção 'Ainda Estou Aqui'.
Thyago Soares | 22 de Novembro de 2024 às 15:13
Se você é gosta de cinema ou está ligado nas redes sociais, provavelmente já ouvir falar sobre o filme ‘Ainda Estou Aqui’, não é mesmo? Essa produção está dando o que falar e promete ser o representante do Brasil no Oscar.
No filme, Fernanda Torres e Selton Mello interpretam Eunice Paiva, uma dona de casa, e Rubens Paiva, ex-Deputado e engenheiro. Os astros se juntam para protagonizar uma história baseada em fatos reais que narra a vida da família Paiva, que vivia no Rio de Janeiro na década de 70.
O filme apresenta os contrastes entre momentos felizes e despreocupados da família com o cenário da ditadura militar. Tanto na produção audiovisual, quanto na vida real, o cotidiano harmonioso do casal é interrompido por militares, que surgem na casa da família e levam Rubens Paiva para as instalações do exército para ser interrogado e o homem nunca mais retorna ao seu lar.
A ausência de Rubens deixa Eunice solitária, com os seus sob a sua responsabilidade e impossibilitada de deixar a sua casa. A narrativa se transforma em uma história triste e o sofrimento da dona de casa transparece.
Após o desaparecimento do seu marido e a superação desse episódio traumático, Eunice se debruçou no ativismo. Depois de ficar viúva, a mulher se formou em direito nos anos 80 e, eventualmente, se tornou a fundadora da ONG Iama (Instituto de Antropologia e Meio Ambiente), na qual atuou até 2001.
A mulher se tornou uma das principais porta-vozes da proclamação da lei 9.140/95, que visa reconhecer como mortas todas as pessoas desaparecidas durante o período do regime militar no Brasil. Após 25 anos de militância, Eunice logrou o atestado de óbito de seu marido no ano de 1996. A primeira prova do assassinato de Rubens Paiva foi encontrada apenas em 2012, 41 anos após o seu desaparecimento.
Eunice acabou sendo diagnosticada com Alzheimer e conviveu com a doença por 14 anos e faleceu aos 86, em 2018. Ao todo, o casal teve cinco filhos: Marcelo, Vera, Maria Eliana, Ana Lúcia e Maria Beatriz.
Atualmente, Marcelo Rubens Paiva, tem 65 anos, e é um escritor de sucesso, sendo o autor responsável pela obra que inspirou o filme. Vera, a filha primogênita do casal, tem 71 anos de idade e é professora titular da Universidade Estadual de São Paulo desde o final dos anos 80. Maria Eliana, segunda filha dos Paiva, tem 69 anos e hoje é educadora artística e jornalista. Ana Lúcia tem 67 anos e é empresária, enquanto a caçula Maria Beatriz, de 64 anos, é psicóloga e professora.
Estudo sugere ligação entre Covid grave e diminuição de células do câncer
19 frases para celebrar o Dia Mundial do Empreendedorismo feminino
Picanha suculenta e macia: aprenda segredo de churrasqueiros profissionais para fazer a picanha perfeita
Mulher vai ao dentista para tratar dor de dente e descobre doença devastadora
Médicos se recusam a tirar PMMA do rosto de Maíra Cardi; entenda motivo
Comer banana a noite faz mal? Veja o que diz especialista