Ama cantar uma musiquinha enquanto assiste um filme? Separamos os musicais mais icônicos de todos os tempos!
Os musicais têm uma trajetória fascinante que transita entre o palco do teatro e as telas do cinema, ocupando um espaço significativo na história do audiovisual. Com o advento da Era de Ouro dos Musicais em Hollywood, o gênero não apenas transformou a forma como as histórias eram contadas, mas também revolucionou a experiência cinematográfica ao integrar música, dança e narrativa de maneira inovadora.
Esses filmes conquistaram o coração do público e garantiram um lugar de destaque nas principais premiações do setor, incluindo o Oscar, onde frequentemente recebem diversas indicações e prêmios. Confira a seleção de musiciais que separamos!
Você também pode se interessar:
6 filmes musicais imperdíveis para quem ama o gênero
Confira as melhores obras do gênero!
Moulin Rouge – Amor em Vermelho (2001)
Disponível para assinantes do Star+.
Sucesso comercial e aclamado pela crítica especializada, Moulin Rouge é creditado como um dos principais filmes musicais a despertar o interesse do grande público pelo gênero no início do século XXI.
Situado no bairro boêmio de Montmartre, em Paris, no fim do século XIX, o filme segue o romance entre um jovem poeta inglês (Ewan McGregor) e uma cortesã da boate Moulin Rouge (Nicole Kidman).
Cantando na Chuva (1952)
Disponível para assinantes do HBO Max.
Clássico absoluto, Cantando na Chuva é um dos musicais mais famosos do cinema. O filme conta com a direção de coreografia de Gene Kelly e Stanley Donen.
A trama retrata a transição do cinema mudo para o sonoro através de três atores. Também escolhido para ser preservado no National Film Registry, o longa marcou a cultura popular mundial e é reconhecido pela inesquecível cena de Kelly cantando e dançando na chuva.
Os Guarda-Chuvas do Amor (1964)
Disponível para assinantes do Telecine e Oldflix.
Um musical não muito convencional, Os Guarda-Chuvas do Amor é uma produção francesa dirigida pelo renomado Jacques Demy. Além disso, a obra ganhou a Palma de Ouro no Festival de Cannes e é conhecida por suas cores vibrantes.
O enredo gira em torno do romance entre uma jovem vendedora de guarda-chuvas (Catherine Deneuve), e um mecânico (Nino Castelnuovo). Suas vidas são interrompidas quando o homem é convocado para servir no exército durante a Guerra da Argélia.
Os Miseráveis (2012)
Disponível para assinantes do Prime Video.
Na França do século 19, o ex-prisioneiro Jean Valjean (Hugh Jackman) é perseguido por décadas pelo implacável policial Javert (Russell Crowe) após violar sua condicional. Anos depois, já rico e com uma nova identidade, Valjean encontra Fantine (Anne Hathaway), que, à beira da morte, suplica para que ele cuide de sua filha Cosette (Amanda Seyfried).
Mamma Mia! Lá Vamos Nós De Novo (2018)
Disponível para assinantes do Netflix e Disney++.
Na sequência do musical, Sophie Sheridan (Amanda Seyfried) enfrenta o desafio de administrar o hotel de sua mãe, Donna (Meryl Streep), na ilha de Kalokairi, na Grécia, enquanto aguarda a chegada de seu primeiro filho.
Temendo não conseguir lidar com todas as responsabilidades sozinha, Sophie convida duas amigas de sua mãe (Julie Walters e Christine Baranski) e seus três pais (Pierce Brosnan, Colin Firth e Stellan Skarsgård) em busca de apoio e orientação. Ao longo da jornada, a jovem descobre mais sobre o passado de Donna e aprende a lidar com a visita surpresa de alguém que nunca conheceu: sua própria avó (Cher).
Um Dia em Nova York! (1948)
Os engraçados marinheiros Gabey (Gene Kelly), Chip (Frank Sinatra) e Ozzie (Jules Munshin) têm 24 horas de folga em Nova York e estão determinados a aproveitar ao máximo esse tempo. Enquanto Chip se envolve com a extrovertida taxista Brunhilde (Betty Garrett) e Ozzie se encanta pela antropóloga Claire (Ann Miller), Gabey se apaixona pela atriz do cartaz de um anúncio, Ivy Smith (Vera-Ellen).
Confira também: Confira os maiores lançamentos dos streamings em outubro.