Os dias das férias também podem ser importantes para momentos de atividades super educativas! Confira nossas dicas.
Chegou uma das melhores épocas do ano para crianças e adolescentes: as férias escolares. O mês de julho é conhecido por viagens em família, passeios e muita diversão, mesmo dentro de casa. Pensando nos pais que estão sem tempo ou recursos para grandes passeios, nós preparamos uma lista de brincadeiras para as férias de julho que garantem que nenhuma criança ficará entediada durante o mês. E o melhor de tudo? Todas as atividades dispensam o uso de telas, o que também ajuda os pequenos s desgrudarem um pouco dos celulares e televisões.
Você também pode gostar:
5 jogos educativos para fazer com as crianças nas férias
Chegou a hora de divertir a galera e criar memórias inesquecíveis!
Estimule o lado artístico dos seus filhos
Desenho, pintura, colagem, modelagem de argila e até a criação de bijuterias são atividades que agradam as crianças durante as férias. Escolha uma atividade que se relacione com os interesses pessoais delas. Por exemplo, se seus filhos gostam de filmes de super-heróis, por que não desenhar os personagens? Se a criança for vaidosa, ajude-a a montar pulseiras e colares!
Incentivo à leitura
Não adianta reclamar que as crianças não leem se você não incentiva a leitura. Experimente oferecer livros de diferentes gêneros, tramas que foram adaptadas para a TV e cinema, histórias em quadrinhos, revistas infanto-juvenis e leiam juntos. Só não vale voltar para a escola em agosto sem ter lido nada!
Jogos de tabuleiro
"Essa criança não tira a cara do celular", é uma das frases mais comuns dos pais do século 21. As férias são uma ótima oportunidade para reunir a família ao redor da mesa, pedir uma pizza e se divertir com jogos de tabuleiro. Existem opções para todas as idades, desde os modelos tradicionais até os mais modernos.
Jogos de mobilidade
A dinâmica tradicional do Twister envolve um sorteio de cores e partes do corpo que devem ser colocadas nos círculos correspondentes. Para adicionar um desafio, a criança deve responder a uma pergunta sobre algo que aprendeu na escola no ano anterior (mantenha as perguntas simples!) antes de sortear a cor e a parte do corpo. Se a resposta estiver errada, a criança deve permanecer na mesma posição até a próxima rodada, quando terá outra chance de se mover.
Aviãozinho de papel
Faça vários aviões de papel e distribua um para cada criança. No chão, desenhe uma pista de aeroporto com fita crepe, marcando pelo menos cinco pontos com dois palmos de distância entre cada um, e uma linha de chegada. As crianças devem lançar os aviões, tentando alcançar a linha de chegada. O avião que chegar lá primeiro ganha. Esta atividade trabalha: mira, concentração e noção de física.
Fontes: Terra e Cláudia.