A porcelana é um dos materiais mais frágeis que se pode encontrar em casa. Por isso, entenda como colar porcelana caso algum dia o desastre aconteça!
Redação | 3 de Maio de 2019 às 20:00
Todo mundo sabe que, para colar dois pedaços de porcelana, basta passar a cola nos pedaços quebrados e segurá-los bem juntinhos para que a cola os deixe bem fixados, certo? Mas muitas vezes os pedaços se soltam depois um tempo. É por isso que você também deve escolher a cola certa para a tarefa, senão todo o trabalho será perdido. Veja como colar porcelana de forma correta abaixo! Aproveite também entenda como limpar esse material frágil sem problemas.
É essencial que não haja nenhum traço de poeira quando você colar a porcelana. Do contrário, pode ser que ela impeça o total contato da cola com o material. Passe um pano seco sobre a superfície do porcelanato, principalmente nos locais em que houve a quebra, antes de usar a cola.
Não adianta pegar a cola branca escolar do seu filho e sair passando de qualquer jeito. O ideal para colar porcelana é usar uma resina epóxi ou o Super Bonder. Passe um fio fino sobre as superfícies quebradas. Encoste as partes da porcelana a serem coladas e pressione-as com cuidado uma contra a outra durante pelo menos 30 segundos.
Tenha perto de você um pedaço de papel-toalha para tirar qualquer excesso de cola que saia da rachadura assim que juntar a parte solta. Qualquer excesso pode secar por fora e arruinar a aparência da peça.
O ideal é que a peça descanse por duas ou três horas até que você possa manuseá-la novamente. Se for possível, utilize algum artifício para manter as peças juntas durante a secagem, dependendo da superfície do objeto. Use um elástico, por exemplo.
Se, mesmo após ter limpado os excessos de cola enquanto grudava as partes quebradas, ainda houver resquícios de fixadores, utilize acetona para limpar. Existem no mercado alguns modelos de removedores de cola, mas a acetona pode ser suficiente e muito mais econômica em quase todos os casos.
Quando a cola já estiver completamente seca, e se a peça ainda apresentar uma fissura, considere um acabamento com tinta. Solte a imaginação e o resultado será certamente incrível!