A expectativa é que este ano sejam abertas mais vagas de trabalho temporário para o Natal do que no ano passado. Pode ser a sua oportunidade!
A previsão do setor varejista é que sejam criadas 103 mil vagas de trabalho temporário para este final de ano. Cerca de 14% a mais do que no final de 2018. Esperam-se 44 mil novos postos no comércio e no setor de serviços. Além disso, especialistas de recursos humanos comentam que 40% dos empregadores desejam efetivar esses contratados. Os dados foram levantados pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e do Serviço de Proteção ao Crédito (SPC). Se essa expectativa for realizada, conquistará em 2019 a melhor marca dos último cinco anos.
Veja mais: Decreto do governo regulamenta trabalho temporário
As contratações iniciam em outubro visando o treinamento dos temporários e atender também ao dia das crianças. Tradicionalmente, muitas das vagas abertas no comércio não requerem experiência. Por isso pode ser uma boa oportunidade para o primeiro emprego. Para quem tem experiência e está desempregado pode ser a chance de retorno ao mercado de trabalho.
Agarre esta oportunidade
Nos últimos anos o perfil de candidatos vem se diversificando. Até 2014 essas vagas temporárias recebiam mais candidaturas de jovens entre 18 e 25 anos. O desemprego gerado durante a última recessão econômica que o país enfrentou levou ao aumento da idade média dos candidatos. Agora ela chega até os 40 anos de idade. Consequentemente aumenta o número de candidatura de pessoas que já possuem experiência.
Com isso, as vagas ficam ainda mais disputadas e concorridas, mas isso não é motivo para desanimar. Conhece o ditado “Deus ajuda a quem cedo madruga?”, pois é, apresse a sua candidatura! Com a proximidade das festas e férias escolares de final de ano, shoppings já recebem um volume maior de pessoas. Assim, lojas, empresas de turismo e viagens e hotéis possuem mais urgência na contratação. Aumenta também o movimento em papelarias, livrarias e lojas de uniformes com o período de compra de material escolar. Podem ser boas oportunidades de conquistar uma vaga fixa de emprego formal (com carteira assinada).
Reveja seu currículo e suas competências de destaque
Atualize seu currículo, seu perfil no LinkedIn e garimpe a sua vaga. Muitas lojas ainda recebem currículos impressos, por isso vale a pena um passeio no shopping perto de sua casa.
Especialistas em Recursos Humanos recomendam jamais mentir na apresentação para um emprego ou em uma entrevista. Mais cedo ou mais tarde esse deslize será descoberto e a oportunidade pode ir por água abaixo. Eles também recomendam destacar suas habilidades pessoais. São características como:
- bom humor e energia;
- bom relacionamento interpessoal;
- facilidade de adaptação e de trabalhar em equipes;
- talento para lidar com público;
- além de caraterísticas básicas como pontualidade, responsabilidade e comprometimento.
Contudo, nenhuma dessas qualidades deve se tornar uma lista de ingredientes como uma receita de bolo. O ideal é descrever de forma objetiva e curta, nas suas atividades e experiências, como essas caraterísticas se destacam. Por exemplo, em algum trabalho voluntário ou projeto do qual você tenha participado.
Competências diferenciais como falar outro idioma podem ser decisivas para a escolha de um candidato. Especialmente se a candidatura é para uma vaga relacionada ao turismo, comércio ou serviços em locais de acesso de estrangeiros. Locais como shoppings, hotéis, hostels, restaurantes e pontos turísticos costumam captar pessoas que falem diferentes idiomas, não apenas inglês.
Utilize todos os canais de busca de emprego
Prepare ou atualize seu currículo com foto. Invista em sites especializados em ofertas de vagas. Existem muitas opções gratuitas como o Vagas.com, currículo.com, Grupo Let e outros.
O LinkedIn é uma rede social especializada em promoção de carreira. Por isso, profissionais de Recursos Humanos, Head Hunters e Recrutadores estão neste canal. Crie seu perfil e construa sua rede de relacionamentos. Pesquise por recrutadores para se conectar. Atualmente ele é o primeiro passo para quem busca uma colocação. Percorra as lojas consultando a forma de entrega ou envio de sua carta de apresentação, e boa sorte!
Agora que você já pesquisou as oportunidades e já atualizou o seu currículo, que tal se preparar para as entrevistas? Veja 43 segredos para se comportar em uma entrevista de emprego e prepare-se!
Por Samasse Leal