Você já sabe o que é perfil de investidor? Trata-se de uma análise simples, com base no quanto se está disposto a se sujeitar a riscos quando se quer
Você já sabe o que é perfil de investidor? Trata-se de uma análise simples, com base no quanto se está disposto a se sujeitar a riscos quando se quer aplicar dinheiro em algum tipo de investimento. Ou seja, o seu perfil de investidor vai depender do quão disposto você está a arrisca – mais ou menos – a sua grana, com o objetivo de ganhar mais dinheiro!
Quando você decide investir seu rico dinheirinho em algumas opções de investimentos como Fundos, Tesouro Direto ou Ações, no banco ou em uma corretora de valores, você precisará responder a um questionário simples, e de acordo com suas respostas, seu perfil será definido.
Aqui na nossa coluna de Economia nós já ensinamos como saber qual é o seu perfil de investidor e sobre como começar a investir seu dinheiro. Dá uma olhada lá nas dicas para entender melhor!
Como cada perfil investe?
Quem não está disposto a arriscar tem um perfil conservador. Quem topa arriscar um pouco é classificado como moderado e, os arrojados são as pessoas que arriscam mais acreditando que vão ganhar mais. Isso porque, quanto mais arriscado o investimento, maior o ganho previsto. Por outro lado, maior a chance de perda também! Assim, cada tipo de investimento, com base no risco que envolve, é mais ou menos indicado para cada tipo de perfil.
Conservador
Risco Menor
- Poupança
- Tesouro Direto
- CDB
- LCI
- LCA
Moderado
Risco Médio
- Fundos de Renda Fixa
- Fundos Imobiliários
Arriscado
Risco Alto
- Ações
- COE
- Fundos Multimercado
- Fundos Cambiais
- Debentures
- Criptomoedas
Em “Saiba como planejar o que fazer com o seu 13º salário”, mostramos um orçamento mensal de uma família, de classe média, com renda familiar no total de R$ 10 mil (soma de todos os ganhos de cada pessoa da família) e que, mesmo possuindo dívidas, pode separar uma parte da grana para investir.
Considerando o comportamento que, em geral, cada perfil de investidor costuma ter ao escolher seus investimentos, mostramos em que tipo de investimentos essa família aplicaria seu dinheiro se fosse conservadora, moderada ou arrojada na hora de investir:
Orçamento Mensal para uma renda familiar de R$10mil
- Investimentos (10%)
- Dívidas (20%)
- Gastos Variáveis (25%)
- Gastos fixos (45%)
Investimentos do Perfil Conservador
- Poupança (5%)
- Tesouro Direto (25%)
- Previdência Privada (20%)
- Fundos de Renda Fixa (25%)
- CDB, LCI, LCA (20%)
- Fundo Imobiliário, Ações (5%)
Investimentos do Perfil Moderado
- Tesouro Direto (20%)
- Previdência (20%)
- Fundos de Fixa (20%)
- CDB, LCI, LCA (15%)
- Poupança (5%)
- Ações, COE, Fundos Imobiliários, Multimercado (20%)
Investimentos do Perfil Arrojado
- Tesouro Direto (10%)
- Previdência Privada (20%)
- Fundos de Renda (10%)
- Ações, COE, Fundos Imobiliários, Multimercado, Cambial, Operações Estruturadas, Criptomoedas (60%)
E na sua família? Quais seriam os investimentos escolhidos?
POR SAMASSE LEAL