Pneu furado, ferrugem ou corrente suja não é mais problema. Com alguns reparos simples você pode fazer sua bicicleta voltar a rodar perfeitamente. Além de Andar de bicicleta pode ser uma ótima opção para te tirar do sedentarismo. Mas se a sua bike está abandonada, siga essas dicas e deixe ela nova em folha!
Redação | 7 de Outubro de 2018 às 20:27
Pneu furado, ferrugem ou corrente suja não é mais problema. Com alguns reparos simples você pode fazer sua bicicleta voltar a rodar perfeitamente. Além de práticas, as dicas a seguir são supereconômicas, pois podem ser feitas com produtos que você tem em casa. Então, tire a poeira da sua bicicleta, faça os reparos necessários e ganhe as ruas novamente!
Assim que sua bicicleta estiver perfeitamente limpa, talvez você queira deixá-la brilhando para exibi-la por aí. Em vez de usar cera líquida ou em pasta e perder tempo aplicando-a nos vários tubos, articulações e lugares difíceis de alcançar, tudo que precisa fazer é passar na bicicleta toda o lustra-móveis que contém a graxa.
O sal pode corroer o metal, mas também pode ser usado para remover a ferrugem. Se aparecer um ponto enferrujado no guidão ou nas bordas das rodas da bicicleta, experimente esta solução caseira. Em uma vasilha pequena, misture 60g de sal e 2 colheres (sopa) de suco de limão-siciliano para fazer uma pasta. Aplique sobre a área enferrujada com um pano seco e esfregue bem. Enxague e seque. Depois, dê um passo para trás para admirar sua bicicleta limpinha.
A pior parte da bicicleta para se limpar é a corrente. Mas você pode tornar isso mais fácil com um pouco de WD-40. Vire a bicicleta de cabeça para baixo e aplique um pouco do produto em um pano macio e limpo. Esfregue alguns elos da corrente de cada vez. Gire os pedais para frente para poder limpar outra parte da corrente.
Assim que toda a corrente estiver limpa, retire-a cuidadosamente da coroa (a roda dentada metálica que a prende) e use uma chave de fenda ou uma faca cega para remover a sujeira que estiver alojada entre os dentes da coroa. Assim que acabar, passe um pano para polir entre os dentes como se fosse um fio dental e, então, ponha a corrente de volta no lugar.
Para manter a corrente da bicicleta bem lubrificada, borrife WD-40 nela e retire o excesso com um pano macio. Você também pode aplicar o produto nos cabos e nos rolamentos para retirar a umidade, e depois na mola do selim para eliminar os ruídos. Por fim, borrife-o na estrutura da bicicleta para impedir que a poeira grude.
Se a sua bicicleta está com outros problemas, veja também essas dicas eficientes de reparos.
Se uma pedra fina ou outro objeto furar o pneu de sua bicicleta, você pode consertar o furo na câmara de ar, mas ela ficará cheia e o ar passará pelo buraco quando tentar montar nela. Após remendar a câmara de ar, evite que ela inche dobrando um pedaço grosso de papel em quatro ou mais partes e a insira entre a câmara e o furo no pneu. Essa solução rápida deve segurar o remendo e você poderá pedalar até sua casa a uma distância curta.
Se o pneu furar enquanto você estiver pedalando e não houver um kit de reparos ao alcance, esvazie o pneu completamente, vire a bicicleta de cabeça para baixo e puxe um dos lados do pneu danificado para fora do aro da roda. Uma boa maneira de retirá-lo é com a ponta larga de uma chave. Porém, qualquer objeto metálico sem ponta servirá. Quando o pneu estiver solto em um lado, pegue algumas folhas de árvore e coloque-as dentro do aro. Em seguida, ponha-o de volta no lugar e vá direto para casa. Este conserto improvisado permitirá que você pedale (com cuidado) por algum tempo, mas não muito. Portanto, repare o furo da maneira correta o mais rápido possível.
Você sabe o quanto as bicicletas são suscetíveis a roubos – mesmo que a sua tenha um número de série gravado na estrutura, os ladrões podem apagá-lo. Para ter certeza de que você será capaz de identificá-la caso a encontre nas mãos de outra pessoa, remova o selim, enrole o seu cartão de visita ou uma identificação similar em uma caneta e empurre-a pra dentro do cano de suporte do selim. Depois que o selim voltar para o lugar, ninguém pensará em olhar lá dentro. Já o novo “dono” da bicicleta ficará bastante surpreso quando desmontar o selim e descobrir o que estava escondido ali. Outras dicas para deter os ladrões de bicicleta você encontra aqui.
A bicicleta pode ser mais do que um meio de transporte, pode também te ajudar a se livrar do sedentarismo. Então, se você tem uma bike abandonada no fundo garagem, não hesite em por essas dicas em práticas. Sua qualidade de vida pode mudar completamente; comprove os benefícios.