Salpicar uma mistura de bicarbonato de sódio e lavanda seca em seu colchão e colocar novas ripas são trabalhos simples no seu quarto dos sonhos.
Redação | 5 de Novembro de 2018 às 18:00
De fato, passamos cerca de um terço das nossas vidas na cama,dormindo em nosso quarto. Assim, temos todos os motivos para tornar o nosso ambiente noturno tão confortável quanto possível. Um colchão que afunda, um edredom em mau estado ou uma cama que range pode arruinar o seu sono, mas não é preciso aguentar estes problemas.
Dê a ele um pouco mais de suporte
Em primeiro lugar, levante o colchão e dê uma olhada no estrado. Você pode acabar descobrindo que algumas das ripas de suporte estão rachadas ou quebradas. Se for o caso, tente o seguinte:
– Meça as ripas (comprimento, largura e altura) e compre substitutas idênticas. A maioria das lojas de madeira cortará a peça se você não quiser fazer por conta própria. Retire as ripas quebradas e pregue ou aparafuse as novas nos mesmos furos com pregos ou parafusos mais longos.
– Se as ripas do estrado estiverem intactas, mas o colchão continuar afundando, coloque compensado sobre o estrado para distribuir o peso quando você deitar. Prefira um perfurado, pois os furos deixarão seu colchão respirar.
– Um colchão que ceda numa única área pode ser facilmente ajeitado para lhe dar uma boa noite de sono até você comprar outro. Pegue um ou dois cobertores e dobre-os pela metade; depois, dobre-os outra vez. Coloque-os sob a área que afunda e ajuste a posição e a espessura até o colchão ficar nivelado.
Desodorize-o e renove-o com bicarbonato de sódio
– Cuide de um colchão com cheiro de suor fazendo uma mistura meio a meio de bicarbonato de sódio e de lavanda seca (uma erva que auxilia no sono e no relaxamento).
– Salpique a mistura uniformemente na superfície do colchão e deixe por algumas horas antes de aspirar. Vire o colchão e repita a operação.
Verifique o estrado, o colchão e o chão
Junções frouxas geralmente são as culpadas dos rangidos da cama, ainda mais se ela tem um estrado de madeira, cujos componentes podem se expandir e se contrair com mudanças de temperatura.
– Aperte todos os parafusos e bata os pregos que firmam o estrado. Aplique um pouco de WD-40 em torno das junções, mesmo em estruturas de madeira, para diminuir o barulho.
– Veja se o colchão está centralizado no estrado.
– Aliás, um piso desnivelado pode fazer a cama entortar e ranger. Mova a cama para garantir que todos os pés façam um bom contato com o piso ou aumente um pé mais curto com fatias de rolha.
Afofe-o na secadora
Portanto, quando uma boa sacudida não é mais suficiente para afofar as fibras do seu edredom, ponha-o numa secadora rotativa em ajuste frio. Acrescente algumas bolas de tênis novas e deixe por 30 minutos. A ação das bolas conforme o edredom gira devolverá a fofura às suas cobertas.
Vire o seu colchão com frequência para prolongar a vida útil. Isto é, transforme em hábito virá-lo sempre que trocar a roupa de cama. Alterne virar e girar para garantir, assim, que o desgaste seja uniforme. Coloque um lembrete sob o colchão para lembrar para onde virar ou girar da próxima vez. Colchões que não podem ser virados (em que um lado fica sempre para cima) ainda poder ser girados.