Manter a organização da casa em dia ajuda a economizar tempo e dinheiro. Descubra o porquê e veja as dicas.
Manter a organização da casa ajuda a economizar tempo e dinheiro, descubra como:
Pense no custo de manutenção:
Para ter uma casa linda, limpa e organizada, é preciso pensar em tempo, não exatamente em dinheiro! Esta é a ideia mais difícil de adotar quando se lida com excesso de objetos. Tudo o que você compra é um investimento de tempo. Roupas precisam ser lavadas e conservadas. Objetos precisam ser limpos. Brinquedos precisam ser guardados.
Assim, embora você ache que está economizando a cada vez que traz uma pechincha para casa, também está se comprometendo a dedicar a ela parte do seu tempo. Antes de comprar algo, acrescente, mentalmente, o custo de manutenção ao preço de compra. Talvez você ache caro, passe a comprar menos e a poupar mais.
Faça a arrumação em partes:
Desentulhar um cômodo por semana ou atacar uma prateleira ou gaveta por dia é um progresso bom e constante. Se você tentar organizar a casa inteira em um fim de semana, vai se sentir tão desencorajado que talvez desista!
Antes de começar a arrumação, separe sacos ou caixas com indicações com “Lixo”, “Doação” e “De outro lugar”. Você irá dividir aquela imensa pilha em partes menores e administráveis. Junte itens parecidos: você pode descobrir que tem seis vestidos pretos sem manga ou oito lanternas. Guarde os melhores e livre-se do resto, por exemplo, doando para a obra de caridade da sua igreja ou para o Exército da Salvação, que recolhe as doações em casa.
Equilibre o guarda-roupa:
Sempre que comprar qualquer roupa nova – um casaco de inverno, por exemplo –, doe um item similar que você não usa mais. O seu guarda-roupa vai ficar sempre em dia e mais equilibrado.
Coloque as roupas limpas que não quer mais em uma caixa para armazenar. Quando a caixa estiver cheia, leve até uma instituição de caridade ou tente até ganhar um dinheirinho extra.
Evite o acúmulo de coisas que não estão sendo utilizadas:
Consertar as coisas quebradas evitando compras desnecessárias ajuda a economizar, mas criar o hábito de guardar objetos quebrados atravanca espaços e armários, e pesa na consciência! Se não conseguir consertar em até um mês, nunca mais vai fazê-lo, então é melhor se desfazer.