Cometer erros quando o assunto é finanças é comum. No entanto, há três erros que podem ser determinantes para perder dinheiro. Descubra quais são eles e
Redação | 18 de Dezembro de 2019 às 15:00
Cometer erros quando o assunto é finanças é comum. No entanto, há três erros que podem ser determinantes para perder dinheiro. Descubra quais são eles e como evitá-los
1 . Investir por medo ou por impulso sem entender como funciona o investimento, a sua rentabilidade e os riscos envolvidos.
Não invista o seu dinheiro numa aplicação só para seguir uma “dica quente” sem antes se informar sobre ela. Você corre o risco de aplicar recursos em um investimento que não tem nada a ver com o seu perfil e com os seus objetivos. Busque o máximo de informações. Leia os prospectos, entenda como é a rentabilidade, investigue sobre a forma de tributação e se existem taxas e comissões. Se for investimento em empresas – como ações, debentures e outros títulos que empresas podem emitir – pesquise sobre a empresa.
Você encontra todas as informações sobre todas as empresas que emitem papéis no site da B3 a Bolsa de valores de São Paulo e no site da CVM
2 . Não aplique seu dinheiro por medo de perder uma chance única que em dois dias não vai mais estar disponível. As opções de investimentos podem sim ter momentos de maior ou menor rentabilidade. Contudo, isso não significa que ela vai desaparecer se você não aplicar naquele momento. Desconfie. Isso pode ser um golpe. Principalmente se uma pessoa física (e não uma corretora ou agente de custódia) se oferecer para administrar o seu dinheiro. Peça sempre o código de registro na Comissão de Valores Mobiliários (CVM) e pesquise o cadastro no site da CVM e no site da B3 a Bolsa de valores de São Paulo.
3 . Não ter um planejamento. Não conhecer o quanto você ganha (sua receita) e o quanto você gasta. Esse é o maior erro que uma pessoa pode cometer com suas finanças pessoais. Sem um controle do orçamento, não é possível ter certeza de que o seu dinheiro está sendo bem gasto. Assim, você pode perder muito dinheiro. Um planejamento financeiro depende do padrão de vida e do perfil de consumo de cada pessoa ou família. Aqui na Coluna de Economia da Revista Seleções você encontra dicas de planejamento para diferentes momentos da vida. Por exemplo, saiba como planejar o que fazer com o seu 13º salário e descubra como ensinar seus filhos a lidar com o dinheiro.
4 . Gastar mais do que o que ganha da sua renda (salário) ou da rentabilidade de investimentos. Nem mesmo gastar todo o lucro que você ganha com um negócio é saudável ou seguro. Isso faz com que você corra risco e tenha menos dinheiro trabalhando para você. O ideal é reaplicar pelo menos 30% dos seus lucros.