O mercado local voltou a ser bastante procurado durante a pandemia da Covid-19. Quitandas e mercados do bairro estão sendo revitalizados.
Elen Ribera | 30 de Junho de 2020 às 10:00
Os consumidores estão optando pelo mercado local em meio à pandemia do coronavírus. Muitas vezes sem taxa de entrega, revelam o novo panorama das compras online e pelo telefone. Além da economia, sem dúvida, a sustentabilidade começa perto de casa.
À medida que os consumidores reconhecem que alimentos da estação e orgânicos são mais saborosos e nutritivos do que os vindos de lugares distantes, o mercado local se desenvolve. Economia e 99,8% a menos de CO2.
Eis uma dúzia de pontos-chave que podem fazer você reconsiderar as suas idas semanais ao mercado, mesmo que seja pelos aplicativos.
Isto é, comprar em lojas ou mercados que recebem diretamente do produtor elimina o intermediário. Isso significa que a maior parte do dinheiro que você gasta com alimentos vai para o bolso do produtor; o que os ajuda a se manterem na atividade e a terem lucros decentes.
O dinheiro que você gasta em alimentos cultivados localmente pode ajudar a aumentar a estabilidade financeira da sua comunidade. Se as propriedades agrícolas locais tiverem mais fregueses, talvez precisem empregar mais gente. A criação de novos postos de trabalho na sua região impulsiona o surgimento de outros negócios.
Dê uma olhada nos rótulos das frutas e hortaliças embaladas que você encontra nos supermercados. Algumas vezes, informam o país de origem e, nesse caso, você provavelmente descobrirá que boa parte dos hortifrutícolas oferecidos vem de longe. Os importados, na maioria dos casos, foram transportados por via aérea, para que pudessem chegar às prateleiras ainda frescos, o que soma imensas quantidades de emissões de gases do efeito estufa. Pesquisas mostram que a opção por comprar alimentos produzidos localmente pode eliminar as emissões de dióxido de carbono ligadas à distribuição de alimentos em até 99,8%.
Parte dos alimentos cultivados é rejeitada por ter o tamanho ou formato “errado” ou não ter a cor “correta”. E toda essa comida perfeitamente adequada vai para o lixo. Agricultores que vendem os seus próprios hortifrutícolas lhe oferecerão uma variedade de formatos e tamanhos – tal como faz a natureza.
Quando os produtores cultivam hortifrutícolas para os supermercados, podem se restringir às variedades de frutas e hortaliças populares. Se venderem diretamente ao consumidor, poderão se adaptar aos gostos dos compradores e oferecer uma gama maior de hortifrutícolas. Isso significa que você terá à disposição um leque de sabores bem amplo. Veja também nossas 17 dicas infalíveis para escolher os melhores legumes e frutas.
Experimente ervilhas tiradas diretamente das vagens e compre milho verde colhido algumas horas antes. Esses vegetais muitas vezes estão extraordinariamente doces e tenros. A partir do momento em que o alimento é colhido, os açúcares naturais começam a se transformar em amido. Assim, quanto mais longe os hortifrutícolas tiverem de viajar e quanto mais demorarem para chegar até você, menos saborosos estarão. Conheça os 10 alimentos que curam.
Comprar diretamente de mercados produtores ensina a você os produtos de cada estação, quando os hortifrutícolas estão mais saborosos e abundantes – e, portanto, mais baratos. Os melhores chefs sabem que para criar pratos maravilhosos é preciso usar, apenas, ingredientes de primeira. Por isso muitos deles são fãs de mercados produtores.
Comprar morangos no supermercado pode ser rápido e fácil, mas, se você tiver a oportunidade, passe um dia divertido ao ar livre. Vá até uma fazenda onde lhe é permitido colher os seus próprios produtos. Você pagará menos e aprenderá sobre o que é necessário para levar um alimento até a sua mesa. Aprenda a fazer geleia caseira de morango e outras frutas.
Quando você compra localmente de fazendas e de mercados produtores, é provável que acabe conhecendo algumas das pessoas que cultivaram ou cuidaram daquele alimento. Além de ser uma forma mais sociável de comprar, esse contato ajuda a construir um sentido de comunidade muito mais forte.
Entretanto, se você compra direto do produtor, talvez possa conversar com o vendedor e aprender um pouco sobre a agricultura local. Já que você pode perguntar quais hortaliças e frutas crescem melhor nesse solo – até mesmo com vistas ao cultivo próprio.
Assim, o desenho e as condições dos campos e bosques próximos de onde você vive foram moldados, ao longo dos séculos, pelo estilo de cultivo aos quais se adaptam melhor. Comprando diretamente de agricultores locais, sempre que possível, você estará ajudando a preservar as tradições de cultivo mais aptas a estarem em harmonia com a região e isso contribuirá para que esse lugar se mantenha ecologicamente equilibrado.
Por exemplo, quando viaja, você tenta comer os alimentos locais? Isso não ajuda a tornar as suas férias ainda mais memoráveis? Assim, se comprar de fontes locais, estará ajudando esses negócios a prosperarem. Antes de tudo, isso significa que você e os visitantes divulgarão as características de sua região e aumentarão o interesse turístico por ela. Para informações sobre onde você pode comprar direto da fonte – perto de onde você mora ou durante uma viagem no país –, contate a secretaria de turismo local para detalhes sobre fazendas e mercados produtores da região.