Veja como aproveitar as oportunidades de ganhar um dinheiro extra com bons negócios na Páscoa.
Para quem gosta de chocolate, o domingo de Páscoa pode ser um dia no paraíso! E, para quem deseja aproveitar a oportunidade para ganhar uma graninha extra, também.
No calendário cristão, a Semana Santa se inicia na sexta-feira santa, em memória da crucificação de Jesus Cristo e termina no domingo de Páscoa comemorando a sua ressurreição e primeiro aparecimento aos seus discípulos. Essa é a última semana da Quaresma, período de 40 dias durante o qual os fiéis cristãos devem permanecer em jejum e penitência. Assim, a tradição de trocas de ovos de chocolate cai como uma luva para o encerramento do período de abstinência de prazeres.
A troca de ovos de chocolate é, na verdade, uma referência às comemorações dos povos antigos pagãos (não cristãos), realizadas no mesmo período, no polo norte, em comemoração à chegada da primavera tendo os coelhos como símbolos de fertilidade e os ovos representando o surgimento da vida. Perfeito para simbolizar também a ressurreição de Cristo.
Assim, o sentido de presentear com ovos de Páscoa é desejar prosperidade e comemorar a vida. Por isso as pessoas costumam se reunir em família para celebrar.
Por ser um feriado religioso, o comércio de ovos de Páscoa costuma render boas oportunidades, mesmo em tempos de crise econômica. E é aí que este período pode ajudar – quem gosta de cozinhar – a faturar um dinheiro extra com ovos e bombons de Páscoa caseiros ou mesmo com a ceia e as sobremesas típicas que costumam ser servidas no domingo de Páscoa. Artesanatos de produtos com temas relacionados às comemorações, como cestas enfeitadas para os ovinhos, coelhinhos de pelúcia ou feltro, todo tipo de objeto decorativo para incorporar à mesa no almoço de domingo, também são uma boa opção, neste caso para quem gosta de trabalhos manuais.
Boas oportunidades surgem na escola dos filhos, já que presentear os professores se tornou uma tradição em forma de agradecimento pela sua dedicação e ensinamentos. Amigos ocultos para troca de chocolates também vem se tornando uma brincadeira divertida nas famílias e entre amigos. Nas empresas que possuem programas sociais, de voluntariado, ou ações de solidariedade com doação de ovos de Páscoa para pessoas carentes, idosos em asilos e crianças em abrigos, também são um nicho interessante e podem resultar numa encomenda grande. Hoje em dia existe ainda a possibilidade de ofertar sua produção nas redes sociais potencializando as chances de ganhos.
Você pode obter receitas e assistir na internet a diversos tutoriais ensinando como fazer os produtos. Os mercados populares oferecem as matérias primas em preços mais acessíveis que favorecem as margens de lucro. E as feiras populares e bazares das igrejas também são locais onde os produtos podem ser vendidos.
Se você tem talento, é caprichoso e pode investir algum tempo livre, aposte nesta oportunidade. Se você não tiver sucesso e seus produtos encalharem, você pode usá-los para presentear as pessoas queridas e assim eliminar o prejuízo. Boa Páscoa!
Por Samasse Leal