Instagram Shopping é um recurso que permite que pequenas e grandes marcas vendam através da plataforma. Confira mais detalhes!
As redes sociais abriram um mundo de possibilidades para diversas marcas, desde as mais pequenas até as de grandes nomes. Influenciadores e lojas, além de ganharem mais visibilidade com perfis em diferentes apps, estão também apostando nas redes sociais na hora de vender produtos, como é o caso do Instagram Shopping.
Muitas marcas e influenciadores já utilizavam o Instagram como forma de mostrar seus produtos e até mesmo avisar de promoções. E agora, com o Instagram Shopping – recurso para a venda de produtos dentro da plataforma – não é necessário nem sair mais do app para comprar o look escolhido.
Leia também: Comércio reabre mas vendas digitais continuam em alta
Esse não é um recurso tão novo, pois já era viável fazer compras através dos Stories e do feed principal dentro do Instagram. O intuito, agora, é expandir por todos os meios, incluindo o IGTV e o Reels. Esse último, inclusive, ainda vai ser lançado globalmente.
Imagina: em transmissões de lançamentos, por exemplo, pode ser possível comprar os produtos em primeira mão, a apenas um toque na tela, sem precisar sair do aplicativo.
O que é o Instagram Shopping?
O Instagram Shopping é um recurso que permite que grandes e pequenas empresas, ou até mesmo criadores de conteúdo, coloquem fotos, ou vídeos, de seus produtos na plataforma com links diretos para a compra.
Com a ajuda das ferramentas, como IGTV e Stories, por exemplo, é possível fazer a divulgação do conteúdo com tags que direcionem o consumidor diretamente ao produto clicado.
Inclusive, já é possível ver em alguns perfis o símbolo do Instagram Shopping no feed, que é a sacola de compras, como mostra a foto acima.
Como ativar o Instagram Shopping?
Para ativar o Instagram Shopping é preciso ter alguns requisitos que a própria plataforma pede:
- A conta deve ser um perfil comercial;
- É necessário ter um site por trás, pois a plataforma ainda não processa compras;
- A loja precisa vender produtos, e não serviços;
- O perfil do Instagram deve estar conectado ao Facebook – produtos precisam ser cadastrados em um catálogo para entrarem no Instagram Shopping.
Se o seu perfil atende todas essas necessidades, então vamos para o passo a passo:
1. Conecte o Instagram ao Facebook
Para isso, é necessário que você tenha feito um catálogo de produtos dentro do Facebook, com descrição e valores que vão ser utilizados pelo Instagram. Lembrando que, o Facebook precisa ser da sua marca, ou loja.
Assim que entrar no Facebook, é só clicar na aba “Loja”
Você vai precisar:
- Inserir endereço;
- Escolher a moeda aceita pela cobrança dos produtos;
- Utilizar o email, sendo o mesmo que foi usado na criação da página do Facebook;
- Avaliar e selecionar as taxas relacionais ao país que vai vender os produtos;
- Configurar os produtos na loja do Facebook;
- Finalizar.
2. Aguarde aprovação do Instagram
O Instagram vai revisar o pedido, analisando os produtos que foram cadastrados no Facebook e se sua página se encaixa nos requisitos impostos.
O processo pode demorar um pouco, mas a plataforma irá te avisar se seu pedido de loja foi aceito, ou não.
3. Caso seja aceito, comece a cadastrar os produtos no Instagram
- Escolha a foto que vai postar;
- Onde aparece as tags de pessoas e locais, vai começar a aparecer também a de produto. Selecione ela;
- Coloque o nome do produto, preço e fotos adicionais, caso ache necessário.
A sua postagem ficará da seguinte forma:
Para os stories, o processo é bem parecido:
- Escolha a foto;
- Nas opções de gifs, escolha “Produto”, com o símbolo da bolsa de compras (parecido com o que aparece no feed da loja);
- Selecione ele e cadastre as informações do item.