Veja como o filtro de café pode ser uma adição incrível ao seu dia a dia com usos inusitados – e muito úteis para diversas partes da casa!
Amanda Santos | 2 de Julho de 2020 às 16:00
Está sentindo o cheirinho de café? Se você utiliza uma cafeteira elétrica, provavelmente deve ter em casa algumas caixinhas de filtro de café. Esses filtros servem para preparar essa bebida que faz parte do nosso café da manhã, portanto são essenciais em casa.
O que muita gente não sabe é que existem diversas utilidades para o filtro de café além de preparar a bebida. Por exemplo, você já considerou utilizá-lo para servir pipoca para a criançada? Ou que eles são muito úteis para limpar gorduras?
Por isso separamos pra você 8 dicas para reinventar o uso do filtro de café no seu dia a dia. Aproveite!
O filtro de café foi inventado em 1908 por uma dona de casa de Dresden, na Alemanha. Melitta Bentz estava procurando uma maneira de coar uma xícara de café perfeita, sem aquele gosto amargo geralmente provocado pela fervura do pó na água. Ela decidiu tentar fazer um café filtrado, despejando água fervente sobre o café e filtrando o pó.
Melitta experimentou diferentes materiais até descobrir que o papel mata-borrão que seu filho usava na escola era a melhor opção. Ela cortou um pedaço do papel e colocou-o num recipiente de metal; nascia aí o primeiro filtro. Pouco tempo depois, Melitta e o marido, Hugo, fundaram a empresa que até hoje leva seu nome.
A maioria dos filtros de café é segura para uso no micro-ondas. Use-os para cobrir tigelas ou pratos e evitar respingos quando cozinhar ou assar no forno de micro-ondas.
Não deixe os farelos da rolha de cortiça arruinarem a degustação de um bom vinho. Se sua tentativa de abrir a garrafa resultar em farelos de cortiça flutuantes, basta despejar o vinho num filtro de café.
Se você reutiliza o óleo que sobrou de uma fritura, forre seu coador com um filtro de café para remover pequenas impurezas e restos de comida.
Sirva cachorros-quentes, pipoca, doces e outros alimentos pegajosos em filtros de café. O filtro é uma embalagem perfeita que vai manter seus dedos limpos e facilitar a faxina, visto que absorve a gordura e os farelos ficam retidos nele.
Da próxima vez que as crianças implorarem por um picolé ou um sorvete, sirva-o com uma proteção contra pingos feita de filtros de café. Introduza o palito no centro de dois filtros e os pingos cairão no papel, não na criança nem no tapete.
Da próxima vez que limpar os óculos, experimente usar um filtro de café. Os filtros de boa qualidade são feitos de papel 100% virgem, portanto, você pode usá-los para limpar os óculos sem deixar fiapos. Eles também podem ser utilizados com segurança para limpar espelhos e telas de monitor e televisão, assim como telas de telefone celular sem correr o risco de arranhar.
Corte a extremidade de um filtro para criar um funil. Guarde alguns no carro e use-os para evitar respingos quando precisar completar o óleo do motor.
Prolongue a vida dos seus utensílios de ferro fundido. Coloque um filtro de café dentro da frigideira quando ela não estiver em uso. Desse modo, o filtro absorve a umidade e evita a ferrugem.
Assim que trocar o vaso de uma planta, forre-o com um filtro de café para evitar que a água escorra pelo orifício do vaso e não cometa esse erro muito comum na jardinagem.
Encha um filtro de café com bicarbonato de sódio, feche-o torcendo o papel, e, como resultado, você acaba de criar um purificador de ar. Faça vários e coloque-os dentro de sapatos, em armários, na geladeira ou onde quer que sejam necessários.