Dá para imaginar que água quente, vinagre destilado, fatias de rolha e um secador de cabelo ajudam? Faça você mesmo pequenos reparos domésticos.
Faça você mesmo pequenos reparos domésticos, como em mesas, podem ser resolvidos facilmente. Por exemplo, a mancha na sua melhor mesa onde alguém se esqueceu de usar um descanso de copo, a mesa de jantar bamba e a cadeira de palhinha que começa a ceder pode receber intervenções feitas em casa com a ajuda de alguns utensílios.
Faça você mesmo
Ressuscite o vime
Móveis de vime podem ser difíceis de limpar
Mas isso não é motivo para pagar a um profissional para fazê-lo. Stephen Berne, restaurador de cadeiras, dá dicas “quentes”:
♦ Use um aspirador de pó com o acessório de escova para puxar a poeira, o pó e os fiapos de dentro das tramas.
♦ Passe um pano umedecido com tíner (primeiro experimente um pouco num local que não seja visível para ter certeza de que não vai tirar o verniz). Para manchas difíceis, esfregue suavemente com um pincel umedecido com tíner.
♦ Aumente o brilho aplicando lustra-móveis com um pano limpo e macio.
Meu assento de palha trançada está cedendo
Dê uma levantada com um banho de vinagre
Com o tempo, um assento de palhinha ou de ratã começará a ceder, mas é fácil deixá-lo firme como um tambor outra vez.
♦ Misture água quente com a mesma quantidade de vinagre destilado (não fermentado): você precisará de um litro por cadeira.
♦ Com a cadeira ao ar livre, molhe uma toalha velha no líquido e esfregue com força a parte de cima do assento. Então, vire a cadeira de cabeça para baixo e deixe a toalha molhada sobre a parte de baixo do assento.
♦ Deixe de duas a três horas e, então, espere a cadeira secar por completo. O assento deve ficar firme.
• Aperte um assento frouxo
Como todos os artesãos experientes, os que consertam móveis têm lá os seus truques. Eis aqui um que vai ajudá-lo a economizar da próxima vez que o assento da cadeira de vime se distender e cair. Em primeiro lugar, certifique-se de que o assento é de ratã ou casca de árvore – e não de fibra de papel. Vire a cadeira de cabeça para baixo e molhe o verso do assento com uma esponja limpa embebida em água morna. Quando estiver bem molhado – a parte de cima do assento deve permanecer seca –, empurre a parte inferior suavemente para cima e coloque a cadeira, outra vez, na posição normal. Uma vez seco, dessa forma, o assento deverá estar bem mais firme.
A mesa de jantar está bamba
Faça-a ficar nivelada outra vez
Comece certificando-se de que as pernas estejam seguras: aperte suportes ou parafusos frouxos; abra e recole juntas soltas. Se não resolver o bambeado, tente estas soluções temporárias:
♦ Coloque a mesa num piso nivelado e identifique qual perna é menor do que as outras.
♦ Em seguida, use uma faca afiada para cortar fatias finas de uma rolha de vinho. Limpe a base da perna curta e uma fatia da rolha no local com cola de madeira, retirando o excesso.
♦ Deixe secar a cola e verifique o nível da mesa. Se ela ainda bambear, acrescente outra fatia da rolha. Repita o processo até acabar com o bambeado.
♦ Uma solução ainda mais rápida é colocar a mesa de cabeça para baixo e aplicar um pouco de selador de silicone na perna mais curta. Molde-o à altura necessária com uma faca sem serra e deixe secar. Por fim, vire a mesa de volta e teste o nivelamento. Entretanto, adicione outra camada de selador se a perna ainda estiver curta demais, ou retirar o excesso com um estilete.
Uma bebida deixou anéis na minha mesa
Limpe com uma pasta caseira
A umidade do lado de fora de um vidro ou de uma garrafa pode escorrer até a base e, assim, penetrar algumas camadas de acabamento da madeira, deixando, depois, uma mancha branca e feia. Em primeiro lugar, a solução é usar um secador de cabelo com o ar frio. Depois, se o anel persistir, você precisará de um abrasivo bem leve para remover a mancha.
♦ Faça uma pasta abrasiva com uma colher (sopa) de sal ou de bicarbonato de sódio e bem pouca água. Em seguida, mergulhe um pano na mistura e esfregue de leve o anel branco em movimentos circulares. Em vez disso, você também pode usar pasta de dente (que não seja gel).
♦ Se a mesa é valiosa ou uma antiguidade, não tente consertá-la por conta própria. Deixe para um profissional.
• Mascare arranhões
Evite o preço dos restauradores disfarçando arranhões
Um modo fácil e barato de fazer isso é usar um lápis de cera de cor semelhante à da madeira do móvel para preencher o arranhão. Depois esfregue suavemente com o dedo para igualar.
• Mantenha intactas as suas antiguidades
Nesse sentido, faça o mínimo possível para mudar a montagem e o acabamento originais de móveis antigos. Pois, ao dar um novo polimento, você pode estar reduzindo drasticamente o valor de uma peça antiga. Se uma cadeira estiver um pouco bamba ou se a tampa laqueada de uma mesa estiver rachada, deixe como está.
• Proteja, sem exageros
Ao contrário do que dizem os fabricantes de lustra-móveis em spray com aroma de limão, você não precisa de produtos químicos sofisticados para limpar e proteger baús, escrivaninhas, mesas e cadeiras de madeira. De fato, tais produtos podem fazer mais mal do que bem.
O desbotamento em função da exposição solar e o escurecimento causado, sobretudo, pela absorção de substâncias químicas e umidade são os maiores inimigos de móveis de madeira.
Para evitar que tais problemas ocorram, especialistas sugerem o seguinte:
♦ Proteja a madeira da umidade usando porta-copos e secando imediatamente qualquer líquido derramado. Evite limpar com água, sempre que possível.
♦ Tire o pó com um pano macio e seco.
♦ Encere uma vez ao ano com uma cera em pasta – mas apenas se o polimento da madeira estiver intacto. Uma cera em pasta protegerá sem penetrar a madeira e impedirá que a poeira faça liga com a superfície. Sendo assim, escolha uma cera que combine com a cor da madeira. Se a madeira estiver rachada ou o polimento tiver saído, esqueça a cera em pasta.
• Use vapor para esconder talhos
Às vezes, um talho numa superfície de madeira pode ser removido fazendo com que as fibras comprimidas voltem ao tamanho normal por meio de umidade e calor. Em primeiro lugar, fure o verniz da área afetada diversas vezes com um alfinete bem fino, de maneira que qualquer umidade aplicada penetre a madeira abaixo. Em seguida, cubra o talho com um pano molhado, coloque sobre ele uma tampinha de metal (para espalhar o calor) e, por cima, um ferro quente. Deixe por alguns minutos. Tenha cuidado para não queimar o polimento. Mais tarde, quando a madeira estiver completamente seca, preencha os furinhos de alfinete com uma camada de verniz.
• Pinte por cima de plásticos
Uma vez arranhados plásticos e móveis, há muito pouco que fazer para remediar a situação. Mas uma solução é pintar o objeto danificado. As tintas mais modernas cobrem plásticos com facilidade, deixando a superfície lisa, sem necessidade de duas camadas. Entretanto, se você estiver com pressa, use tinta spray.
Veja também nosso artigo sobre aprender 11 consertos fáceis com fita isolante e economize!