Entenda como a escova de dente, que já é uma aliada poderosa na higiene pessoal, pode ajudar você também a organizar e limpar a sua casa em 10 dicas úteis.
Redação | 6 de Outubro de 2018 às 20:00
A escova de dente é um item indispensável para a limpeza pessoal, tal qual o fio dental. Mas, depois de usada, ainda pode ser muito útil em outras funções. Conheça agora 10 funções alternativas para a escova de dentes no dia a dia:
Não jogue fora suas escovas de dentes velhas. Em vez disso, use-as para limpar diversos objetos, bem como áreas e fendas estreitas e de difícil alcance. Além disso, use uma escova de dente para limpar flores e plantas artificiais, bijuterias, pentes, esquadrias, junções de azulejos e em volta de torneiras. Limpe também teclados de computadores, lâminas de abridores de latas e em volta de queimadores de fogões. Além disso, é uma das formas simples de limpar churrasqueiras com facilidade.
Dê uma boa escovada nos dentes de um ralador de queijo com uma escova de dentes velha antes de lavar o ralador ou colocá-lo na lava-louças. Isso facilitará a lavagem e evitará entupimentos no ralo da máquina, pois serão removidos os pedaços de queijo ou qualquer outro ingrediente que você tenha ralado.
Remover uma mancha pode ser um suplício, sobretudo aquela que penetrou profundamente em fibras macias. Para remover essas manchas profundas, tente usar uma escova de dentes de cerdas macias para aplicar delicadamente o agente removedor (alvejante ou vinagre, por exemplo) até a mancha sumir.
Acredita-se que os antigos chineses foram os primeiros a usar escovas de dentes, feitas de pelos de porcos. As primeiras escovas de dentes dos Estados Unidos foram fabricadas no final do século XIX, mas a escovação não se tornou um hábito de duas a três vezes por dia para muitas das pessoas comuns até o final da Segunda Guerra Mundial, quando os soldados americanos levaram para casa seus hábitos impostos pelo exército. Nessa ocasião, a DuPont havia inventado a cerda de náilon, que, ao contrário das cerdas naturais usadas antes, secavam completamente entre as escovações e eram resistentes à proliferação de bactérias. As cerdas de náilon ainda são utilizadas na maioria das escovas de dentes de hoje.
Antes de cozinhar o milho descascado, pegue uma escova de dentes velha e passe-a suavemente na espiga para remover os fiapos de palha que ficaram presos. Assim não será necessário removê-los dos seus dentes depois de comer o milho.
Uma escova de dentes limpa e macia é o utensílio certo para limpar as migalhas e a massa queimada dos cantos e fendas da chapa de uma sanduicheira. Utilize a escova também para espalhar uniformemente a manteiga sobre a superfície da chapa.
Está tingindo o cabelo em casa? Use uma escova de dentes velha como aplicador. O tamanho é perfeito. Remova crostas dos eletrodomésticos Mergulhe uma escova velha em água com sabão e use-a para limpar entre os pegadores e botões dos eletrodomésticos, bem como placas com letras em alto relevo.
Carros também possuem cantos difíceis de serem alcançados. Na hora da limpeza, utilize uma escova de dente para tirar a sujeira dos cantos do painel, bem como nas dobradiças das portas ou outros locais difíceis de serem alcançados.
Com o tempo, os ralos do banheiro ou da pia da cozinha podem acumular sujeira, deixando a área com uma substância viscosa, que acabam atraindo mosquitos de banheiro. Use uma escova de dentes velha para limpar as extremidades e tirar o excesso.
As unhas também podem ser beneficiadas pela escova de dentes. As cerdas podem alcançar aquela sujeirinha que fica acumulada nos cantos, e pode deixar suas mãos com uma péssima aparência – ou até trazer doenças. Se estiver sem tempo, passe as cerdas suavemente entre as unhas para retirar a sujeira.
Se não tiver uma escova especial para engraxar os sapatos, uma escova de dente pode cumprir surpreendentemente bem a missão. Passe as cerdas suavemente sobre o calçado e espalhe a graxa para deixá-los brilhando. Também é possível utilizá-la para limpar as costuras dos sapatos entre o couro e a sola.