Abra o olho: os maiores vilões da conta de luz podem ser eletrodomésticos que são facilmente substituíveis por opções menores e mais baratas. Veja quais!
Redação | 29 de Setembro de 2018 às 20:00
Se o instinto lhe diz que usar eletrodomésticos pequenos tem menos eficiência energética do que usar um fogão ou um forno para o mesmo objetivo, é melhor pensar duas vezes. O fato é que os dois costumam consumir menos energia do que os eletrodomésticos de grande porte para concluir a mesma tarefa, independentemente se o fogão é a gás ou elétrico.
Você pode ferver água mais rápido e gastando menos energia com uma chaleira elétrica em vez de usar o fogão. Encha a chaleira com água fria em vez de quente para não desperdiçar energia para esquentar a água duas vezes. Não encha a chaleira demais: ferva apenas a quantidade de que precisa para preparar uma ícara de chá de forma mais rápida (e barata!).
O antigo grill elétrico está de volta e em alta. Eles funcionam de forma mais eficiente do que o fogão porque aplicam energia diretamente no alimento que está sendo preparado. Use-os para fazer qualquer coisa, desde um grelhado misto até um ensopado quentinho no inverno. As frigideiras wok funcionam seguindo o mesmo princípio e são tão versáteis quanto o grill.
Parece que tudo que era antigo virou novidade. As panelas elétricas de cozimento lento, que usam baixas temperaturas durante horas, voltaram em grande estilo. Apesar do longo tempo de cozimento, você usa menos energia do que usaria se deixasse uma panela cozinhando no fogão pelo mesmo tempo.
Dica: utilize o micro-ondas para reaquecer as sobras do jantar do dia anterior gastando uma fração do que gastaria se usasse uma panela para esquentar no fogão!
As panificadoras para bancada foram desenvolvidas para assar pão e são eletrodomésticos bem econômicos. Usam bem menos energia para serem aquecidas do que um forno elétrico. Na verdade, uma panificadora usa cerca de 60% a 80% menos eletricidade do que seria necessário num forno convencional. E que tal um pão quente feito por você mesma? Veja como fazer seguindo uma receita deliciosa para o lanche!
Esses eletrodomésticos consomem cerca de 60% menos energia para assar uma refeição do que se você fosse prepará-la no forno convencional. Como é menor, há menos superfícies e um volume menor de ar para aquecer. No entanto, não o sobrecarregue: ele funciona de forma mais eficiente quando o ar quente circula livremente ao redor do alimento.
Você consome três vezes mais energia para torrar o pão num grill elétrico do que para torrá-lo em uma torradeira convencional. Por isso, invista nelas e saia ganhando!
Assim como a maioria dos eletrodomésticos de pequeno porte, as fritadeiras usam pouca energia para fazer o trabalho. A eletricidade usada para aquecer uma pequena boca sólida é semelhante à usada pela fritadeira, portanto, se estiver preparando batata frita para apenas uma pessoa, a economia talvez provavelmente não será grande. Mas se tiver de usar uma boca maior para aquecer uma quantidade maior de óleo e preparar frituras para muitas pessoas, você também descobrirá que as fritadeiras consomem metade da energia usada por uma boca grande de um fogão elétrico.
Embora esses eletrodomésticos não consumam muita energia, o trabalho que fazem quase sempre pode ser feito por algum utensílio manual. Se você tem um batedor manual, pense em usá-lo da próxima vez que for assar um bolo, e use um ralador ou um cortador quando precisar cortar ou ralar alimentos. Você certamente sentirá a diferença no fim do mês!