Oferecer descontos e até mesmo frete grátis, têm se tornado prática comum no Dia do Consumidor. Veja como fazer para economizar e não cair em ciladas!
Douglas Ferreira | 10 de Março de 2020 às 10:30
Você sabia que domingo, dia 15 de março, é o Dia do Consumidor? Criada há 57 anos com o objetivo de trazer uma reflexão sobre as relações de consumo e conscientizar a população sobre os direitos do consumidor, a data, cada vez mais, vem ganhando espaço no Brasil. Contudo, com uma finalidade bem diferente.
Muitas lojas do setor varejista enxergaram na data uma oportunidade de ouro: ganhar mais no mês de pior faturamento do ano. Algumas lojas chegam a estender as ofertas por toda a semana anterior e posterior à data. Oferecer descontos, condições de pagamento melhores e até mesmo entrega grátis, têm se tornado prática comum no Dia do Consumidor ou Semana do Consumidor como já está sendo chamada. Mas é preciso estar atento aos preços e saber pesquisar para não cair em ciladas. Veja abaixo como mandar bem e economizar!
Esta é uma dica básica que não pode ficar de fora, não é mesmo? Comparar preços é o primeiro passo para quem deseja economizar nas compras ou gastar o seu dinheiro de forma consciente.
Como dica básica, se aplica a qualquer tipo de compra: para quem quer comprar um brinquedo para o filho ou para presentear uma criança; uma roupa para ir a uma festa que tenha um estilo de traje específico, como um casamento ou batizado; sapatos para diversas ocasiões; o material escolar do filho ou afilhado; ou mesmo as compras de mercado, o segredo para fazer um bom negócio é mesmo pesquisar e comparar preços!
Essa tarefa já foi mais trabalhosa e cansativa, quando era preciso bater perna por aí, visitando as lojas pessoalmente para anotar os preços. Para escolher um vestido de casamento por exemplo, as mulheres chegavam a começar a escolha com uns dois meses de antecedência! E quem se lembra das senhorinhas com listas imensas de produtos consultando as prateleiras dos mercados? Contudo, hoje em dia, com a ajudinha da internet, isso tudo ficou “beeem” mais fácil!
Para quem gosta de lojas específicas, por exemplo de roupas, bolsas ou sapatos, a pesquisa nos sites das lojas pode ajudar na escolha. Em geral as lojas publicam os modelos das coleções novas e os preços dos produtos. Muitas delas fazem a venda pela internet, mas considere a necessidade de experimentar a peça. Nem sempre o que está lindamente publicado nas propagandas vai vestir bem em qualquer corpinho ou vai ser confortável.
Para não comprar por impulso ou arrematar um produto que não lhe agrade, aproveite os sites para fazer as pesquisas. Por outro lado, se você já é cliente e conhece bem a modelagem e tamanhos, vá em frente, lembrando de considerar o custo com o frete e o prazo de entrega do produto.
A pesquisa de preços pode contar com ferramentas modernas de buscas, como os sites que indicam preços de produtos novos e usados. A cada dia surgem novas opções de pesquisas e os novos sites vão aprimorando as buscas por categorias ou se especializando em um determinado tipo de produto ou segmento.
Nos canais de vendas pela internet é sempre muito importante consultar a reputação dos vendedores e lojas anunciantes, ler a opinião dos usuários, ler os comentários, verificar se há um direcionamento para outras páginas e se precaver contra os golpes e as fraudes já famosas.
Para evitar problemas, verifique o símbolo do cadeado ao lado do endereço da página e evite informar dados bancários em listas e formulários de cadastros. Jamais informe senhas de contas bancárias ou de cartões de crédito caso não conheça o site. O código de segurança do seu cartão de crédito só deve ser digitado no site de uma loja que você confie ou verifique que seja um site verdadeiro. Prefira lojas que utilizem os sistemas de pagamento de serviços já consolidados no mercado, como o Paypal e o Pagseguro uol.
Separamos uma listinha com alguns dos sites mais famosos ou mais visitados: