Saiba como economizar e ganhar um dinheiro extra mudando seus hábitos na hora de se vestir. Utilize o seu guarda-roupa com sabedoria e eficiência!
Engana-se quem pensa que repetir roupa é motivo de vergonha, ou que fazer compras em um brechó é só para quem tem pouco dinheiro. Com a chegada dos anos 2000 surgiram diversos movimentos sociais de conscientização no mundo, e entre eles o Consumo Consciente. Essa nova ressignificação da ação de comprar ajuda o consumidor a compreender que investir em bens mais duráveis e de boa procedência (que não agrida o meio ambiente ou que seja fruto de mão de obra escrava) ajuda não só na diminuição de lixo como nas suas finanças pessoais! Usar uma peça do guarda-roupa diversas vezes é um dos exemplos de consumo consciente que está mais na moda, e que te ajudará a economizar bastante. Mas há muitas outras maneiras de usar as roupas como aliadas da sua fonte de renda.
Confira algumas dicas de como economizar boa parte do seus ganhos e até obter uma grana extra com as roupas que você já tem.
1. Reorganize o seu guarda-roupa
Nós sabemos que guarda-roupa lotado não significa variedade de opções. Muitas vezes, compramos diversas peças que não combinam com nada do que já temos, e com o passar do tempo, sua única utilidade é ocupar espaço. Portanto, para saber o que vale a pena manter no armário é preciso organizar e separar o que você usa e o que não usa. Somente com uma visão clara de tudo é que será possível passar para a próxima etapa.
2. Invista em sites de revenda de roupas
Se você conseguiu selecionar boas peças que não usa mais, ou que nunca usou, que tal fazer um bazar on-line? Hoje em dia existem vários sites especializados em revender roupas em bom estado por um preço justo. Faça uma rápida pesquisa na internet e você encontrará facilmente. Mas atenção! Dê preferência àqueles que não cobram taxas muito altas pelas vendas.
3. Visite brechós
Quem nunca ouviu dizer que brechó é lugar de roupa velha? Pois saiba que isso é coisa do passado! Muitas celebridades compram roupas incríveis e bem baratinhas em brechós. Nesses lugares é possível encontrar peças novas e antigas, até algumas raridades, por preços muito abaixo das lojas comuns. Nem sempre é fácil encontrá-los, mas com um pouco de disposição para procurar temos certeza que você achará um bem legal na sua cidade.
4. Aprenda a customizar e a consertar
Customizar não é só transformar calça jeans em bermuda, ou vestido longo em vestido curto. Customizar também é dar uma cara nova àquela roupa que já está andando sozinha. Experimente trocar os botões do vestido, tingir uma blusa ou bordar uma jaqueta. Mas se a roupa ou o sapato estiver precisando de reparos, não hesite em procurar uma costureira ou um sapateiro (sim, ainda há bons profissionais da área e lugares que consertam roupas, basta procurar!).
5. Não tenha medo de repetir
Roupa foi feita para ser usada! Então, não se importe em usá-las mais de uma vez. E isso vale também para os trajes de festa! Afinal, se até a duquesa Kate Middleton repete roupa, por que você também não pode? Para o consumo consciente, repetir roupa está super na moda.
Economizar na hora de se arrumar nem sempre é fácil, mas tudo é questão de hábito. Comece a olhar o seu guarda-roupa de um modo diferente. Em vez de acumular peças, compre apenas o necessário. Com essas dicas você pode dar o pontapé inicial para um vida mais leve, consciente e econômica. Experimente!
Por Thaís Garcez