Descubra a opção de crédito mais vantajosa para você oferecida por financeiras para o Natal não passar em branco e você não se endividar.
Neste mês de dezembro desejamos que você ganhe presentes e não dívidas. Assim, sugerimos que utilize o cartão de crédito de forma inteligente, assegurando-se de que poderá pagar integralmente a fatura no vencimento. Tudo para conseguir manter suas contas em dia e não começar o novo ano com dívidas. Contudo, para quem já estourou o limite do cartão e não quer deixar o Natal passar em branco, existe uma alternativa. É uma opção de crédito oferecida por financeiras, inclusive nas lojas de varejo.
Fique atento
Embora na
propaganda pareça apenas um parcelamento do preço do produto, na verdade se
trata de um empréstimo. Por tanto, além do preço do produto, você irá pagar
juros, impostos e outras taxas que podem ser cobradas. Por isso fique atento –
sua compra pode sair mais cara.
Além disso, você ainda precisa passar por uma análise de crédito, que pode não ser aprovado. A negativa de crédito é comum quando a pessoa tem uma baixa pontuação (score) no Cadastro Positivo.
Caso o crédito seja concedido, o próprio produto que você deseja adquirir servirá como garantia para pagamento da dívida. Isso significa que, embora você o leve para casa, ele somente será seu quando você terminar de pagar todas as parcelas. E se ele sofrer algum dano, você não fica isento das parcelas.
Por todos esses motivos, não é qualquer coisa que pode ser financiada dessa forma. Precisa ser um bem de valor mais alto – por exemplo, móveis, eletrodomésticos e e até celulares, dependendo do valor do aparelho.
Pense bem antes de decidir
Pergunte sempre sobre o Custo Efetivo Total (CET) da operação. Ele é um dado percentual sobre o preço do produto considerando todos os custos e impostos que serão cobrados.
Esse custo costuma ser mais baixo do que os juros do cheque especial e do rotativo do cartão de crédito. Por isso, quem pensava nessas duas opções para as compras neste Natal, tem uma alternativa! Pode valer a pena consultar a financeira e avaliar a contratação deste empréstimo.
Tenha certeza de que a compra é absolutamente necessária. Afinal, você estará fazendo um empréstimo. Inclua as parcelas deste empréstimo no seu orçamento mensal e não atrase o pagamento. Saiba que sobre o valor da parcela atrasada também incidirão novos juros e multas.
Veja também: Saiba como planejar o que fazer com o seu 13º salário
Sempre leia o contrato
É muito importante prestar atenção ao que dizem as propagandas. De acordo com a Lei de Proteção ao Consumidor, elas não podem induzir o consumidor a erro. Para não se sentir enganado, leia até mesmo as letrinhas pequenas dos folhetos, encartes e contratos. Geralmente, o que está escrito ali é o mais perigoso e desvantajoso para o consumidor. Esclareça suas dúvidas e faça simulações de pagamento para saber se essa despesa cabe mesmo no seu orçamento.
Sem dúvida é uma facilidade para quem precisa comprar um item de valor mais elevado. Principalmente quando não tem limite de crédito disponível no cartão. Para quem não precisa, não vale a pena o crediário somente para comprar um produto ou um artigo de luxo.
Cuide de suas finanças pensando no seu futuro e boas festas!