Entenda como realizar um pequeno conserto de cadeira de rodas pode facilitar a sua vida, evitar problemas de saúde e economizar dinheiro.
A cadeira de rodas representa uma enorme ajuda no dia a dia de milhares de pessoas. E por ser tão importante, deve receber os mesmos cuidados e manutenção que qualquer outro item essencial. Existem dezenas de lojas especializadas em conserto de cadeira de rodas, mas você mesma pode fazer alguns reparos básicos.
É aconselhável verificar o estado da cadeira de rodas pelo menos uma vez ao mês. Se ela é utilizada frequentemente na rua, tente verificar a cada 15 dias se há tachinhas, pedras ou mesmo amassados no aro. Esses empecilhos podem dificultar a locomoção e a saúde de quem a utiliza.
Veja a seguir alguns problemas comuns com cadeiras de rodas e como você pode resolvê-los rapidamente:
Veja também: saiba quais são as últimas descobertas da medicina
Problema: O pneu da cadeira de rodas está vazio
Solução: Encha a roda novamente e tente identificar algum furo ou prego que tenha se alojado na câmara da roda.
Um pneu vazio ou murcho dificultará o trabalho de movimentar a cadeira e é provável que ainda a faça guinar para um lado.
- Se o pneu está vazio, encha-o na pressão indicada no aro. Se a banda de rodagem estiver desgastada demais, o pneu deve ser substituído;
- Se o pneu furou, será necessário repará-lo. É providencial manter algumas câmaras à mão, para que você retome o caminho depressa (e possa consertar a câmara furada quando preferir). Algumas cadeiras de rodas contém compartimentos traseiros onde você pode guardar esse tipo de material e pedir ajuda se acontecer durante o caminho;
- Se os pneus furam diversas vezes, avalie trocá-los por pneus reforçados com Kevlar. Esse tipo de pneu não tem ar: ele é preenchido com espuma ou de borracha maciça. Pergunte ao fornecedor da cadeira ou na oficina sobre as recomendações adequadas ao seu modelo. Como alternativa, use selante de pneus nas câmaras de ar para prevenir furos.
Problema: A cadeira de rodas precisa de um trato
Solução: Certifique-se de que os pneus estejam cheios e sem desgaste
- Qualquer ajuste para o arranjo da cadeira de rodas deve ser feito após consulta para reembolso do seu plano de saúde, mas é razoavelmente fácil fazer a conservação da cadeira em casa;
- Inicie com o estofamento. Se a cadeira tem assento de vinil, limpe toda semana com um pano úmido e detergente suave. Todo mês, passe um amaciante; ele é vendido em lojas de acessórios de automóveis para uso em assentos de carro de vinil. Observe se há rasgos no tecido – um assento sem firmeza não apenas tem aparência ruim como contribui para escaras e postura incorreta;
- Limpe todas as superfícies de metal toda semana com pano de camurça e cuide dos componentes cromados com polidor de carros à base de silicone;
- Os rodízios na frente da cadeira de rodas podem ficar obstruídos com cabelo, tornando-a difícil de empurrar. Retire-os das forquilhas usando uma chave sextavada (conhecida também como chave Allen); puxe o eixo para fora dos rodízios, tomando cuidado para não perder as arruelas. Tire o cabelo e os detritos acumulados e remonte-a; evite apertar demais as porcas;
- Confira os rodízios todas as semanas para garantir que girem sem impedimentos. Aperte as arruelas que seguram o eixo para cessar os movimentos laterais ou a oscilação das rodas;
- Borrife um pouco de lubrificante para bicicletas nas peças móveis da cadeira de rodas, inclusive no mecanismo de dobra.
Realizar um pequeno conserto de cadeira de rodas pode evitar dores de cabeça (Foto: Caboclin/iStock)
Problema: As alças de impulso ficam escorregando
Solução: Utilize um secador de cabelos para prendê-las no lugar
Com o uso, os punhos de borracha das alças de impulso passam a escorregar com frequência da estrutura de metal, deixando parte do punho pendurada atrás da cadeira. É bem difícil colocá-los de volta nas alças, o que torna desconfortável empurrar a cadeira.
- Com um secador de cabelo no ajuste morno, aqueça o punho ao longo do comprimento um ou dois minutos. Os punhos de borracha irão expandir-se levemente com o calor, permitindo que você os coloque no lugar com pouco esforço. Eles se contrairão enquanto esfriam até se fixarem com firmeza à estrutura.
Veja também: comece o ano construindo a sua fortuna
Problema: A bateria está acabando mais rápido do que o habitual
Solução: Verifique os pneus e a bateria.
Se a bateria da cadeira de rodas elétrica parece não durar quanto deveria, examine os pneus e a bateria.
- Pneus vazios não andarão tão suavemente quanto os cheios, o que aumenta a tensão no motor e descarrega a bateria. Observe se os pneus estão cheios na pressão correta; encha-os ou substitua a câmara de ar.
- Você pode dar um novo impulso à bateria com uma recarga. Depois que for descarregada, recarregue-a no ajuste mais baixo, às vezes chamado de “carga lenta”. Deixe carregar de 24 a 36 horas.
- A bateria da cadeira de rodas necessita de troca mais ou menos a cada dois anos. Se a recarga não adiantar e a causa não estiver nos pneus, eventualmente substitua a bateria assim que puder.
Um pequeno conserto de cadeira de rodas pode solucionar tudo. Veja também as dicas a seguir:
Para cadeiras de rodas elétricas, não deixe a bateria cair abaixo de 50% de sua carga máxima. Provavelmetne é uma boa ideia investir em um voltímetro, a fim de controlar a carga da bateria sempre que possível.
Carregue a bateria durante a noite a cada quinze dias, mesmo que não esteja em uso. Se você sabe que não irá utilizá-la por algum tempo, desconecte a bateria. Isso pode representar uma economia grande e facilitar o conserto de cadeira de roda no futuro.
Para evitar furos nos pneus, injete um composto autosselante (disponível em lojas de bicicletas) nas câmaras de ar. Esvazie o pneu e desatarraxe o núcleo da válvula, injete o selante na câmara, troque o núcleo da válvula e encha o pneu.