Selecoes
Selecoes

Confira 7 hábitos simples e saiba como economizar

Hábitos fáceis de adotar no dia a dia podem fazer toda a diferença na forma como você gasta o seu dinheiro. Saiba como economizar e comece já!

Redação | 3 de Abril de 2019 às 15:53

max-kegfire/iStock
max-kegfire/iStock -

Hábitos fáceis de adotar no dia a dia podem fazer toda a diferença na forma como você gasta o seu dinheiro. Eles podem te ajudar a gastar menos, fazendo sobrar uma graninha para usar com lazer, comprar uma coisa que você esteja precisando ou desejando há tempos, ou mesmo para investir! Confira abaixo 7 hábitos simples que te ajudarão a saber como economizar:

1 . Pesquise muito antes de comprar

Quer uma ajudinha para incorporar esse hábito na sua vida de forma simples, prática e rápida? Use a internet para achar os melhores preços! Além de economizar ao encontrar o mesmo produto pelo menor preço, você ganha tempo!

2. Peça descontos sempre

Esse hábito mostra para as pessoas que você sabe fazer negócios e sabe aproveitar as boas oportunidades. Não fique sem graça, pedir descontos não é nenhuma vergonha, ao contrário, é esperteza! Principalmente se você pretende pagar a vista (com dinheiro ou no cartão de débito), se está comprando em grande quantidade, ou tem desconto de aniversariante pela política da loja ou clube de vantagens, aproveite.

RELACIONADAS

O moço utiliza uma fantasia de cachorro da raça border collie - Imagem: reprodução Twitter

Japonês explica porque gastou R$75 mil para se tornar um cachorro

Vamos te ensinar os cuidados essenciais para evitar lábios rachados durante o inverno. - Marina Demeshko / istock

Como proteger os lábios do frio e evitar rachadura

Regina Duarte como Raquel em 'Vale Tudo', 1988. - Reprodução

'Vale Tudo': saiba qual o final de cada personagem na versão original

3. Faça mais programas caseiros

Aposte no jantarzinho romântico ou chame os amigos e se reúna em casa com eles. Você se aproxima da galera e economiza aquela grana preta que gastaria com locomoção ou estacionamento, com custo de serviços como os 10% do garçom, preço alto de restaurantes ou ingressos caros de cinema e pipoca. Aproveite as estreias da TV a cabo ou Netflix; organize um churrasquinho; faça um foundie ou queijos e vinhos. São várias as opções de programas para curtir em casa em família ou com os amigos. Não significa que você vai deixar de fazer esses programas, mas pode reduzir a frequência das saídas para economizar.

4. Economize energia elétrica

Ao sair de cada ambiente apague as luzes. Saiu da sala para preparar o almoço? Não se esqueça de desligar a TV. Não deixe cabos de energia, por exemplo, carregadores de celulares, tablet e notebooks, ligados na tomada 24 horas por dia. Evite deixar aparelhos ligados na tomada no modo standby. Troque as lampas incandescentes e eletrônicas por lâmpadas de LED, elas duram mais e consomem menos. Principalmente no verão, quando o consumo com ar-condicionado e ventiladores aumenta, e a bandeira vermelha é acionada para sobretarifar a conta de energia. Combinando todas essas medidas de economia é possível reduzir em cerca de 20% a conta de luz.

5. Cozinhe em casa

Prefira a comida caseira aos gastos com restaures e entregas. Reunir a família para fazer receitas pode até mesmo ser uma boa diversão, inclusive porque as crianças costumam gostar de participar e da bagunça na cozinha. Você também pode aproveitar para apresentar novos alimentos e sabores aos pequenos, que sendo preparados por eles, estimulam a experimentar. No verão reduza o consumo de gás e de energia elétrica. Prepare receitas frias como saladas, ceviches, carpaccios, culinária japonesa e outros pratos frios, evitando assados e cozidos que ficam mais tempo cozinhando.

6. Leve uma lista de compras

Faça sempre a lista somente com os itens necessários, e se atenha a ela. Isso vale para compras de mercado, mercearia, farmácia, padaria, e até mesmo naquela passadinha no shopping. Se você precisa de uma roupa, um sapato e um livro, inclua esses itens na lista e nem olhe para acessórios, maquiagens ou outros itens que não sejam os necessários no momento. Neste caso o objetivo é não comprar coisas das quais você não precisa, que podem acabar vencendo na dispensa, e não estourar o orçamento com comprinhas extras.

7. Programe viagens em baixas temporadas

Nos feriados religiosos, prolongados e nos períodos de férias escolares as hospedagens e passagens costumam ser mais caras. Procure programar viagens em períodos de baixa procura. Outra vantagem é que os lugares visitados não estarão tão cheios, reduzindo a chance de encarar filas em parques, restaurantes, museus e outras opções de lazer e turismo. Programar com antecedência aproveitando pacotes promocionais e prever um roteiro também ajuda a evitar gastos extras com urgências e imprevistos.

Por SAMASSE LEAL

Compartilhe: