Descubra como fazer o dinheiro sobrar no fim do mês é mais fácil do que você imagina!
A partir da definição de objetivos e prioridades, um bom planejamento e organização das finanças, é possível fazer seu dinheiro até mesmo render! Descubra como fazer o dinheiro sobrar no fim do mês é mais fácil do que você imagina com esse 8 passos:
1 Anote todos os seus objetivos em um papel
Enumere-os em ordem de prioridade: qual você deseja ou tem mais facilidade de conquistar primeiro. Defina estratégias para o sucesso: o que você deve fazer para atingir esses objetivos, começando por colocar esse papel em um lugar bem visível. A geladeira costuma ser a campeã entre os lugares mais escolhidos.
Esse primeiro passo foi o motivacional. Agora vamos para a prática de como fazer o dinheiro sobrar no fim do mês:
2 Organize as finanças
Em outro papel, anote o valor líquido total que você recebe por mês. Abaixo dele, anote as suas despesas fixas mensais (moradia, estudo, alimentação, gás, luz, telefone, internet, lazer, etc). Faça a subtração para saber quanto sobra.
3 Reveja seus gastos fixos e descubra onde pode gastar menos
A ideia não é cortá-los totalmente, eliminar o lazer ou o conforto, mas apenas reduzi-los ou torna-los mais eficientes. Por exemplo:
- Invista em lâmpadas de LED. Elas consomem menos energia e ajudam a reduzir a conta de luz.
- Tome menos banhos quentes ou diminua o tempo no chuveiro para reduzir consumo de água. Outra opção é aproveitar melhor o forno, por exemplo, colocando mais de um prato para assar ao mesmo tempo e congelando as sobras.
- Peça descontos ou isenção de taxas em serviços como anuidades de cartões de créditos ou pacote de TV. Muitas vezes o pagamento a vista, por exemplo, resulta em descontos vantajosos. Vale a pena comparar preços de diferentes mercados e aproveitar os dias de ofertas, mesmo que você precise ir ao mercado mais de uma vez no mês. Não tenha vergonha de pechinchar e negociar.
4 Nunca gaste mais do que o que você ganha e não consuma o que você não precisa
Em geral, os pequenosgastos com consumo desnecessário são aqueles que consomem a maior parte da renda sem que se perceba. Por mais linda que seja aquela bolsa ou tênis, não compre se já precisar realmente do item.
5 Pague todas as contas em dia evitando o pagamento de juros e multas
Alguns pagamentos antecipados resultam em bons descontos, como pacotes de academia, por exemplo.
6 Não faça empréstimos para consumir
Jamais utilize o cheque especial ou pague um valor menor do que o integral da fatura do cartão de crédito, a menos que seja extremamente necessário. Essas três opções são modalidades com taxas altíssimas de juros, prefira os tipos de empréstimos pessoais mais baratos.
7 Transfira imediatamente o saldo positivo para uma poupança
Mesmo a poupança sendo o investimento que apresenta a menor rentabilidade, como o objetivo é não deixar disponível para gastar, guarde as sobras na tradicional caderneta.
Quanto mais racionais forem seus gastos, maior será a economia. Agora que você já sabe como fazer o dinheiro sobrar no final de cada mês, veja como começar a investir e fazer o seu dinheiro trabalhar para você!
Por Samasse Leal