Confira as dicas para fazer um sistema de captação de água da chuva caseiro e economize no fim do mês!
Precisa economizar na conta de água? Uma boa ideia pode ser instalar um sistema de captação de água da chuva caseiro, que leva a água que cai no telhado ou no terraço por calhas e canos até um reservatório para ser utilizada. A água da chuva poderá ser aproveitada para lavar carro, garagem, áreas externas como a entrada e o quintal, e regar as plantas em dias mais secos.
Com um sistema mais elaborado, a água também pode ser reaproveitada nas descargas dos banheiros. A economia na conta de água compensará a obra necessária para adequação do encanamento da sua casa. Saiba mais abaixo:
Antes de se decidir por um tipo de captação de água da chuva, avalie as opções com critério
- Analise o terreno para escolher a melhor localização para o tanque.
- O tanque pode ser até mesmo uma segunda caixa de água instalada diretamente no telhado ou no terraço, coberta com telas de proteção para impedir a entrada de insetos e mosquitos e de folhas, adaptada com um cano que vá até o piso e uma torneira acoplada nele para controlar o consumo da água.
- Lembre-se de que um reservatório desse tipo não requer um espaço muito grande. Passagens laterais e áreas sob a casa ou adjacentes a dependências externas são áreas ideais para a instalação do sistema.
- Os sistemas de calhas podem utilizar a gravidade para fornecer água a torneiras externas.
Depois da instalação, tenha alguns cuidados
- Caso não tenha protetores de calha, pode as árvores ao redor cujos galhos possam se projetar sobre o telhado.
- Use regularmente o reservatório para evitar que a água fique parada.
- Drene e limpe bem o tanque e canos do sistema de captação de água da chuva pelo menos a cada dois anos.
- Mantenha sempre o reservatório fechado para evitar a proliferação de mosquitos. Além disso, a incidência de luz sobre a água propicia o crescimento de algas.
- Jamais utilize a água do reservatório para beber, a não ser que tenha passado por processo de purificação.