Saber como economizar gasolina e outros combustíveis é mais do que apenas não usar o carro para tudo. Trata-se também de monitorar pneus e fluidos, para que o desempenho do seu motor seja eficiente e consuma menos combustível.
Redação | 28 de Maio de 2018 às 17:00
A gasolina está acabando? O consumo de combustível aumentou? Inicie medidas de economia já, pois várias coisas podem fazer seu carro funcionar com eficiência consumindo menos gasolina e outros combustíveis.
Leve-o para a revisão nos intervalos corretos recomendados;
Encha os pneus com a pressão correta. Pneus murchos diminuem drasticamente a quilometragem por quantidade de combustível;
Use o óleo de motor indicado para seu veículo – confira no manual do proprietário;
Rodar pequenas distâncias várias vezes ao dia faz seu carro consumir mais gasolina e outros combustíveis toda vez que dá partida no carro. Evite fazer várias saídas curtas – tente combiná-las.
Não carregue peso em excesso: tire itens desnecessários do porta-malas e remova suportes de bicicletas e caixas porta-bagagem de teto, se não precisar deles.
Dirija suavemente, freando e acelerando na hora oportuna. Fique dentro dos limites de velocidade e troque a marcha sem forçar o motor;
Desligue o que for elétrico, como o ar-condicionado e o ventilador.
A coisa mais importante a fazer para aumentar a vida útil do seu carro, prevenir consertos ao longo do tempo e economizar gasolina e outros combustíveis é manter os níveis corretos de todos os fluidos sob o capô. Conferir os níveis uma vez por mês é uma boa prática.
Verifique o óleo estacionando o carro numa superfície plana. Desligue o motor e espere pelo menos 15 minutos. Tire a vareta de medição (com alça em forma de aro alaranjada ou amarela), limpe-a com um pano e reinsira-a completamente. Espere cinco segundos e retire outra vez. Examine o nível de óleo. Se estiver abaixo do mínimo, procure e desatarraxe a tampa do reservatório de óleo. Despeje o óleo correto, 100 mililitros de cada vez. Espere trinta segundos e, repetindo o procedimento, verifique o nível com a vareta de medição. Pare antes de alcançar a marca de máximo – deixar transbordar pode avariar o motor.
Confira os outros fluidos: o líquido para refrigeração, fluido de freio, limpa-vidros do para-brisa e outros fluidos sob o capô são mantidos em reservatórios transparentes, marcados com os níveis corretos de preenchimento; portanto, você pode constatar com facilidade se precisam ser reabastecidos. Siga o manual de instruções sobre como completar o nível destes fluidos e seu carro vai durar mais tempo. Você vai reduzir também os gastos com problemas maiores decorrentes desses ajustes mínimos que você mesmo pode resolver.