As lâmpadas econômicas revolucionaram a iluminação, mas existem outros meios simples de como economizar energia. Confira 8 dicas!
Thaís Garcez | 1 de Maio de 2020 às 21:00
Seja iluminado! As lâmpadas econômicas revolucionaram a iluminação, mas existem outros meios simples de como economizar energia. Por isso, aprenda a ter contas mais econômicas!
Um quarto iluminado demais não apenas desperdiça energia elétrica, mas também pode acabar ficando parecido com lugares claros demais por motivos óbvios, como fábricas e escritórios. Escolha lâmpadas com uma quantidade de watts que combine tanto com o propósito da sala quanto com a atmosfera que você quer criar.
Não se iluda com a ideia de que você pode trocar uma única lâmpada incandescente por várias lâmpadas de poucos watts e sair ganhando. Com quase toda certeza isso não vai acontecer. Quanto mais lâmpadas você tiver, mais energia elétrica você vai usar.
Ao planejar a iluminação de um espaço grande e aberto, instale vários interruptores para cobrir áreas diferentes. Assim você pode restringir o uso da iluminação ao espaço que está usando no momento.
O uso de dimmers reduz a quantidade de energia que uma lâmpada usa e aumenta a vida de lâmpadas de baixa tensão como luminárias halógenas. Ao comprar lâmpadas, verifique se vão funcionar com um dimmer.
Um abajur fornece luz abundante a um custo menor que uma luminária de teto. Pode também melhorar a ambiência de um quarto e fornecer luz focada para tarefas como costurar. Descubra qual é o melhor tipo de iluminação para o seu escritório!
Uma lâmpada empoeirada ou um abajur sujo pode chegar a obstruir metade da luz. Tire o pó da lâmpada e limpe ou lave o abajur regularmente.
Instale claraboias em quartos escuros ou em locais de trabalho como cozinhas e garagens. Além disso, se você está comprando ou construindo uma casa ou apartamento novo, ou então reformando, posicione os quartos e espaços onde pretende passar a maior parte do tempo durante o dia voltados para o norte ou nordeste, faces que recebem maior iluminação solar.
Ao instalar iluminação de segurança em áreas externas, certifique-se que as lâmpadas tenham sensores de movimento embutidos. Ou, então, timers para que só operem quando necessário.