O escritório também é lugar de economia! Veja como economizar energia no trabalho com atitudes simples e sustentáveis para a sua empresa e o meio ambiente.
Os ambientes de trabalho modernos são repletos de equipamentos elétricos: não apenas lâmpadas, computadores e impressoras, mas também máquinas que vendem salgadinhos e afins. Gasta-se uma boa quantidade de energia para manter esses equipamentos funcionando por horas a fio. Ao lembrar de desligar esses aparelhos ao fim do dia, você proporciona uma grande economia no consumo energético e na emissão de poluentes no ambiente de trabalho. Por isso, separamos algumas dicas para você entender como economizar energia no trabalho e colaborar com a sua empresa e o meio ambiente.
Veja como economizar energia no trabalho com atitudes simples:
1. Desligar o computador todas as noites
Os computadores consomem energia enquanto estão no modo stand-by. Se você os deixa ligados a noite inteira, pode acabar gastando 1 kWh por semana. Desligue-os todos os dias após sair do trabalho, sobretudo nos fins de semana. Em um ano, seu computador terá uma redução de 75% no consumo energético.
2. Sempre que possível, desligue o monitor
Os monitores comuns de 17 polegadas gastam em torno de 100 a 150 watts de energia quando ligados por uma hora. O consumo é o mesmo, independentemente de estar trabalhando ou com proteção de tela. Ao sair da mesa de trabalho, desligue o monitor ou use a função de hibernação.
Veja como economizar energia no trabalho com atitudes simples! (Foto: monkeybusinessimages/iStock)
3. Desligue os carregadores
Carregadores de equipamentos portáteis, como os celulares, costumam permanecer na tomada mesmo depois que estão carregados. Se você quer entender como economizar energia, preste atenção: retire-os depois de completar a carga. Ao longo de sua vida útil, um carregador em geral consome o dobro de energia quando está ligado na tomada e não está carregando um aparelho do que quando de fato carrega um eletrônico. Lembre-se sempre de desligar o carregador e retirá-lo da tomada.
Veja também: como montar um home office sustentável e bem decorado
4. Mova sua mesa para um lugar iluminado
Há pontos específicos do ambiente de trabalho que não recebem iluminação natural. Se possível, mova sua mesa ou aproveite o espaço iluminado para ler ou fazer anotações. E não se esqueça de desligar lâmpadas desnecessárias!
5. Deixe sempre as luzes apagadas à noite
Em inúmeros prédios comerciais, é comum deixarem as luzes acesas a noite inteira, sem que ninguém necessite delas. O desperdício de energia é imenso. Na próxima reunião, experimente estimular o hábito de apagar todas as luzes do escritório e criar uma setorização do fornecimento de energia, deixando a última pessoa de cada área encarregada de apagá-las. Se o pessoal da manutenção ou da segurança for o responsável por isso, estimule-os a cooperar com sua iniciativa, que terá um grande impacto ambiental.
6. Desligue os interruptores nas salas de reunião
As salas de reunião costumam ficar vazias ao longo de várias horas do dia, mas as luzes e os equipamentos continuam trabalhando. Habitue-se a ser o último a deixar a sala e desligue as luzes e os aparelhos.