Contratar uma agência de viagens é uma das opções mais práticas para programar o Carnaval, mas preste atenção em alguns detalhes antes de curtir os blocos!
Redação | 16 de Fevereiro de 2019 às 09:00
As férias já se foram. O Carnaval está próximo, e você está planejando a sua viagem? Se programar é muito fácil com todas as opções disponíveis na Internet. É possível contratar uma agência de viagens para montar a programação completa, ou comprar as passagens e reservar hotéis diretamente com as companhias aéreas ou de ônibus e hotéis. Ou ainda pode utilizar a novidade mais recente da internet: fazer reservas em sites de viagens.
Antes de contratar passeios e comprar ingressos, conheça as regras de pagamento, de envio, cancelamento, devoluções, taxas cobradas e prazos. Obtenha o máximo de informação possível não só sobre as regras de contratação, mas também sobre o próprio site. Pesquise na Internet sobre a opinião de usuários e denúncias em canais de reclamações e nos Procons. Fuja de serviços que apresentam muitas queixas, ou que, mesmo poucas, são repetidas. Guarde as confirmações de reservas e compras enviadas por e-mail ou emitidas pelo site e anote os telefones de atendimento.
Verifique se o pagamento é feito pelo site, ou se ele funciona como um canal de contratação que reúne diversos serviços que sejam adquiridos de forma direta e independente. Isso faz toda a diferença se você precisar mover uma ação judicial para exigir indenizações, se for o caso. Se o site não recebe os valores, ele poderá não ser responsabilizado por falhas de serviços. Muitos especialistas em defesa do consumidor concordam que o site também é responsável, pois se beneficia com a contratação do serviço; entretanto, já há decisões judiciais isentando os sites de responsabilidade. Com isso, será necessário processar separadamente cada um dos prestadores do serviço.
Na contratação por meio de agências de turismo ou de viagens, o pagamento é feito diretamente para a agência. O contato é com apenas uma empresa, que vende o pacote completo de serviços, facilitando a vida do viajante, inclusive caso precise reclamar. Prefira agências que já tenham sido utilizadas por amigos priorizando indicações, mas verifique se agência é cadastrada na Embratur ou na Abav (Associação Brasileira de Agências de Viagem). Pesquise também sobre a reputação de cada uma na Internet.
Verifique o CNPJ e endereço da agência que você escolheu no site da Receita Federal. Da mesma forma, guarde todos os e-mails e comprovantes dos pacotes comprados, anote telefones de contato e peça os vouchers com pelo menos cinco dias de antecedência.
Depois de tudo pronto, é só curtir o Carnaval tranquilamente. E boa viagem!
Por Samasse Leal