Utilizar produtos naturais na limpeza de casa é bom para a saúde da sua família e do meio ambiente. Estas 4 receitas são fáceis de fazer e muito econômicas.
Com os preços dos produtos de limpeza cada vez mais altos, é hora de pensar se não vale a pena fabricar os próprios produtos para a limpeza de casa. Você vai se surpreender com a eficácia dessas fórmulas simples na remoção da sujeira e dos germes. Também vai adorar ver quanto dinheiro vai economizar com isso.
Outro motivo para sorrir: você não estará poluindo o ambiente da sua casa com elementos químicos potencialmente prejudiciais, nem expondo sua família às toxinas encontradas em muitos produtos de limpeza comerciais. E ainda estará contribuindo para a preservação do meio ambiente!!
Veja também como manter limpo e saudável o ar da sua casa.
5 ingredientes mágicos para a limpeza de casa
Como saber que funcionam? É simples: eles limparam incontáveis lares ao longo de décadas, muito antes de os produtos químicos de limpeza começarem a surgir nas prateleiras dos mercados. Além disso, eles contam com embasamento científico: suas propriedades químicas e seus níveis de pH (isto é, alcalinidade ou acidez) neutralizam os germes e decompõem a gordura e a sujeira. Com estes cinco ingredientes, você pode limpar e polir sua casa de forma segura.
* Bicarbonato de sódio
* Suco de limão
* Vinagre branco
* Óleo essencial de melaleuca
* Bórax (borato de sódio)
O bórax é um mineral natural feito de sódio, boro, oxigênio e água. Ele tem propriedades que o tornam um ótimo produto natural de limpeza. Além disso, desinfeta e age como um reforço natural na lavagem das roupas, é um fungicida e um limpador multiuso. Mas não confunda o bórax com o ácido bórico – eles são diferentes e têm usos distintos.
Você pode encontrá-lo em farmácias ou lojas de produtos químicos. É aquele pozinho branco usado para fabricar “geleca” em casa.
Mas atenção: embora seja um produto natural, o bórax tem seus riscos – como muitas outras substâncias naturais, pode ser tóxico se ingerido. Guarde fora do alcance de crianças, não utilize perto de alimentos e, para garantir a segurança, use o bórax em áreas bem ventiladas ou coloque uma máscara no rosto quando for utilizá-lo.
As quantidades indicadas nas receitas a seguir são flexíveis. Uma vez que cada residência é diferente, você pode ter de usar um pouco mais ou um pouco menos de um determinado ingrediente para fazer o serviço e deixar a casa limpa.
1 Limpador de superfícies multiuso
1 colher (chá) de bórax
1/2 xícara de vinagre branco
3 colheres (sopa) de suco de limão fresco
1 1/2 xícara de água
Adicione o bórax, o vinagre, o limão e a água numa tigela e misture bem até o bórax dissolver completamente. Use um funil para transferir a solução para um borrifador e use livremente para limpar as superfícies da cozinha. Se você dobrar ou triplicar a receita, também pode usá-lo para esfregar os pisos da cozinha e dos banheiros. Enxágue bem.
2 Produto para limpar panelas sem arranhar
1/4 de xícara de bicarbonato de sódio
vinagre branco
Coloque o bicarbonato de sódio numa tigela e adicione vinagre branco suficiente apenas para fazer uma pasta grossa que você possa espalhar. (Quando adicionar o vinagre ao bicarbonato, a mistura vai borbulhar.) Use com uma esponja de plástico para limpar panelas e frigideiras; a mistura não arranha revestimentos antiaderentes.
3 Limpador de vidros
1 xícara de água
1 xícara de vinagre branco
Misture a água e o vinagre numa garrafa com borrifador e utilize para limpar e polir qualquer superfície de vidro. Para deixar os vidros brilhantes, use jornal em vez de papel-toalha.
4 Spray para remover mofo dos azulejos dos banheiros
1/4 de xícara de bórax
2 xícaras de água quente
1/4 de colher (chá) de óleo essencial de melaleuca
5 a 10 gotas de óleo essencial de tomilho
Misture o bórax na água quente numa tigela até dissolver completamente. Adicione os óleos essenciais de melaleuca e tomilho e transfira a mistura para uma garrafa com borrifador. Borrife nos rejuntes escurecidos pelo mofo e esfregue com uma escova dura. Assim que o mofo se soltar, borrife a solução nos azulejos para evitar que a sujeira se espalhe. Observação: o bórax pode tornar a banheira ou o boxe escorregadios, por isso enxágue bem as superfícies e tome cuidado ao entrar e sair.